Palestras marcam mês de conscientização
As atividade foram realizadas em todos os campi contemplando toda a comunicada acadêmica
A Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), por meio da Divisão de Serviço Social e Médico (DSSM) e do Núcleo de Assistência Psicológica (NAP) realizou uma série de palestras e atividades durante o mês de novembro em alusão à campanha Novembro Azul, nos campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz
Com o tema “A prevenção é o melhor cuidado! Toque nesse assunto”, as ações tiveram o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outros cuidados essenciais com a saúde masculina.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais frequente no país, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No entanto, quando detectado de forma precoce, as chances de cura são muito mais altas, o que reforça a importância de exames regulares e do autocuidado.
Além da prevenção, a campanha também destaca a relevância do cuidado com a saúde mental e física dos homens, alertando sobre a necessidade de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.
A coordenadora da divisão de Serviço Social e Médico, Dalem Kettey, falou sobre a importância do evento: “ Levamos informações e orientações preventivas sobre saúde masculina para acadêmicos e colaboradores, com orientações sobre o câncer, ajudando a criar uma maior conscientização sobre a importância da prevenção e cuidados contínuos”.
No campus Açailândia, a palestra foi realizada pelo Dr. Izaías Cézar, médico do trabalho e clínico geral da Unidade Prisional em Açailândia, que abordou o tema da prevenção do câncer de próstata. No campus Imperatriz, ocorreram palestras com os profissionais Allana Pertrucya, enfermeira da Oncoradium de Imperatriz; José Elias Mendonça, enfermeiro e coordenador de saúde do homem; e Dr. Tommaso Bini , farmacêutico bioquímico da Oncoradium, que discutiram os cuidados essenciais para a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce.
Já no campus Estreito, a palestra foi realizada pela enfermeira Franciara Lopes, coordenadora do Programa Saúde do Homem de Estreito, que compartilhou conhecimentos importantes sobre os cuidados preventivos para os homens, reforçando a importância do autocuidado.
Texto: estagiária Nylla Dias, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |