Palestras debatem sobre a arqueologia no Brasil
Realizada de forma online, as palestras têm como objetivo compartilhar experiências de campo e estudos realizados em diferentes contextos arqueológicos.
Com o objetivo de disseminar conhecimentos, promovendo reflexão e discussão sobre os avanços e desafios da arqueologia no Brasil, está sendo realizado o ciclo de palestras “Conversas arqueológicas: escavando conhecimentos e experiência”.
Coordenado pelo professor Jaime Garcia Siqueira Junior, o projeto foi desenvolvido para complementar a disciplina de Arqueologia do curso de História do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).
A Arqueologia é uma ciência que tem o objetivo de compreender os diferentes aspectos da humanidade. Muito além de planejar e executar escavações arqueológicas com o intuito de coletar informações sobre o passado das sociedades, as pesquisas arqueológicas não só resgatam o passado e preservam registros antigos, como também estudam as sociedades atuais.
“O objetivo das palestras é proporcionar uma visão mais abrangente e especializada da Arqueologia para os meus alunos dessa disciplina. Os palestrantes são arqueólogos que realizam pesquisas em diferentes regiões do país, mas principalmente na Amazônia, inclusive no Maranhão, destacando a importância da Arqueologia na Amazônia”, explicou o professor Jaime Garcia Siqueira Junior.
Iniciados em dezembro de 2024, os encontros estão sendo realizados de forma híbrida e ocorrem até fevereiro de 2025, possibilitando a troca de experiências entre alunos do curso e pesquisadores de diferentes regiões do país. Os temas abordados durante as palestras envolveram os estudos e pesquisas remanescentes humanos, arqueologia na Amazônia, e sambaquis e cerâmicas antigas da América do Sul.
Para a acadêmica Maria Ceci Barbosa, o ciclo de palestras tem sido fundamental para estimular debates sobre a arqueologia no ambiente acadêmico. “Essas iniciativas são fundamentais pois promovem discussões sobre temas que muitas vezes estão fora do alcance dos alunos, porque fortalecem o conhecimento sobre a arqueologia. Tem sido uma experiência enriquecedora para mim, enquanto acadêmica de História”.
Realizado às quintas-feiras pela manhã, os participantes aprenderão durante os próximos encontros sobre arqueologia no Maranhão, diversidade cultural e pinturas e gravuras rupestres e arqueologia preventiva e escavação no Quilombo Saracura.
Assista pelo canal do YouTube da UEMASUL, por meio do endereço @uemasul.
Programação
23/01/2025 – Arqueologia do e no Maranhão
Me. Luciana Costa: Arqueologia do Maranhão: É Boi, Canoas, Terras e Gentes – Arqueologia e Comunidades Tradicionais na Amazônia Maranhense
30/01/2025 – Nossos registros no tempo: a diversidade da cultura material
Me. Julia: Cadeia Operatória e Cultura Material: Foco em Líticos
Me. Maíra Lima: Pinturas e Gravuras Rupestres: Significados e Técnicas
Exploração das artes rupestres como forma de expressão e comunicação das populações pré-históricas, com foco em sua relevância na compreensão do passado.
06/02/2025 – Mesa-redonda arqueologia preventiva e arqueologia nos museus
Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |