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Apresentação

QUEM SOMOS
A Ouvidoria é um órgão autônomo, instituído para receber sugestões, criticas e reclamações, procedentes da comunidade universitária e população em geral, tendo  em vista  a superação de anormalidades na execução das politicas institucionais e o  aprimoramento  contínua dos serviços prestados pela UEMASUL.
OBJETIVO GERAL DA OUVIDORIA

Promover e garantir o respeito à democracia participativa em todas as instância da UEMASUL, construindo  um espaço direto  e permanente de comunicação,  escuta e resolutividade, preservando o sigilo, garantindo, direitos,  justiça e liberdade.

O QUE FAZEMOS

Ouvimos a comunidade universitária e em geral,  na perspectiva de uma escuta ativa e qualificada, objetivando  a compreensão dos problemas internos e externos que envolvem a UEMASUL,  na busca de  soluções e  correções de abusos, falhas  e desvios, efetivando o acesso de acadêmicos/as, professores/as e  funcionários/as, assim como  dos bens  culturais e matérias da universidade e comunidade em geral,  aos direitos constituídos,   contribuindo  para um ambiente  democrático,  solidariedade e justo, pautada em critérios  de resolução de disputas, promovendo a conciliação e mediação de conflito  que se constroem  no cotidiano das atividades acadêmicas  originando o entendimento entre as partes envolvidas.

VALORES E PRINCÍPIOS

A Ouvidoria compartilha de princípios e parâmetros constitucionais, como: Legalidade; Imparcialidade;Legitimidade;Publicidade;Moralidade e Probidade.
Dos valores  norteadores da UEMASUL,  expressos na: Ética, Transparência  Sustentabilidade, Democracia, Autonomia, Inclusão e Responsabilidade Social.
E está comprometida  com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela Associação Internacional  de Ombudsman.


Nome: Conceição de Maria Amorim

Assistente social, atua também como professora universitária e é especialista em gestão de politicas públicas em gênero e raça.

Oriunda do Rio Grande do Norte, Conceição Amorim mora em Imperatriz desde 1977 é mãe de Iza Amorim,  tem uma destacada atuação na luta em defesa dos direitos humanos  e no movimento feminista do Maranhão. A primeira  Ouvidora da UEMASUL, está atuando na pasta desde maio do corrente ano.

Fale com a Ouvidoria

Quando você tiver, SUGESTÃO, ELOGIO, DENUNCIA, RECLAMAÇÃO, SOLICITAÇÃO, que não foram acolhidos em órgão competente da Universidade, contate a Ouvidoria.
Pelo site www.ouvidorias.ma.gov.br  -  Cadastre-se e escolha o tipo de manifestação que você quer fazer.
Por e-mail: ouvidoria@uemasul.edu.br
Correspondências escritas:  Rua Godofredo Viana – 1300 – Centro – Imperatriz /MA – CEP:
Vias telefônicas;
Presencial: Sala da Ouvidoria , Campus de Imperatriz
Para  acessar  documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, solicite ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).                                                         www.e-sic.ma.gov.br
Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize  o  http://uemasul.edu.br/contacts.php


Ações da Ouvidoria a serem desenvolvidas no quadriênio de 2017-2021

Ações

Início

Duração

  1. Realizar visita a Ouvidoria Geral do Estado do Maranhão e Ouvidoria da UEMA –  São Luís  para colher informações sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias Estadual.

Julho 2017

Julho de 2017

  1. Participar de treinamento junto a equipe gestora da OGE-MA sobre o Sitema de e-OUV e e-SIC

Julho 2017

Julho 201

  1. Participar de capacitação, presencial e através de EAD,  sobre Ouvidoria através de palestras, cursos e treinamentos em conjunto com outros órgãos do serviço público, municipal, estadual e federal ;

2017

2021

 

  1. Estruturar  o espaço físico para o desenvolvimento do serviço de ouvidoria no Campus de Imperatriz;

Agosto 2017

Dez

  1. Produzir  plano de trabalho quadrienal   - 2018/2021;

 

Julho 2017

Julho 2017

  1. Participar de reuniões de gestores, conselhos superiores e acadêmicos para obter subsídios para as demanda da Ouvidoria;

 

 

  1. Organizar a adesão da  Reitoria da UEMSUL, através de Portaria ao  Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – e-SIC;

Julho 2017

Julho 2017

  1. Organizar juntamente com a Divisão de TI a disponibilização dos Links do Sistema de Ouvidorias do MA -   e-OUV   e o   Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

 

Agosto2017

Agosto2017

  1. Construir juntamente com a Divisão de TI um canal de comunicação direta entre o usuário interno e externo e a UEMSUL, através da Home Page da UEMASUL  com um link contendo: O que é a Ouvidoria; Histórico; Quem é o ouvidor; Legislações e Documentos; Perguntas e Respostas; Relatórios, das manifestações da comunidade interna e externa;

 

Agosto 2017

Agosto 2018

  1. Organizar seminário de apresentação da Ouvidoria para a comunidade Universitária e a comunidade em geral, Campus de Imperatriz e Açailândia.

2017

2017

  1. Produzir em conjunto com a Comunicação Social, material de divulgação, tipo cartazes, banners, panfletos e folder sobre o funcionamento e importância do serviço de Ouvidoria na instituição;

2018

2021

  1. Desenvolver juntamente com a comunicação Social da Reitoria  atividades  de sensibilização, divulgação do serviço de Ouvidoria junto à comunidade universitária e comunidade em geral;

2018

2021

  1. Promover seminários, para  servidores e estudantes no inicio de cada  semestre letivos  sobre a Ouvidoria, para  os novos alunos ;

2018

2021

  1. Organizar  Gabinete Itinerante da Ouvidoria, para realizar ações nos Campi de Açailândia e Estreito ;

2018

2021

  1. Realizar divulgação do serviço de Ouvidoria da UEMASUL  junto à mídia local em programas de rádio e TV, redes sociais ;

2018

2021

  1.  Promover 01 Fóruns  de Ouvidorias da Região Tocantina do MA, PA e TO, para troca de experiências de funcionamento e diagnósticos;

2018

2021

  1.  Realizar 01 Pesquisa, anual,   de satisfação junto aos usuários da Ouvidoria;

2018

2021

  1.  Promover juntamente com os Conselhos de Políticas Públicas e Conselhos de Fórum Bienal  Sobre  a efetivação, desafios e  do Controle Social na Região Tocantina;

2018

2021

  1.  Desenvolver o Projeto Mutirão de Sugestão -  para melhoria da educação pública  superior da Região Tocantina;

 

 

  1. Promover 01 encontro anual   com as  principais instâncias de  organização  de servidores e estudantis,  coordenadorias de centros e  cursos, serviço social,  comunicação social, pessoal de gabinetes, recursos humanos,  departamento jurídico e entidades de classes da sociedade, para avaliarmos as políticas publicas educacionais  promovidas pela UEMASUL;

2018

2021

  1.  Apresentar relatórios semestrais dos trabalhos realizados pela Ouvidoria a reitoria, ao Conselho Universitário e a Ouvidoria Geral do estado  contendo gráficos, indicadores e recomendações geradas pelos atendimentos e manifestações concluídas;

2018

2021

  1.  Divulgar trimestralmente no portal da UEMASUL os resultados das manifestações e ações da Ouvidoria por meio de relatórios com indicadores de acesso, conclusões das manifestações e recomendações para melhoria dos serviços, processos e procedimentos administrativos e acadêmicos.

2018

2021