Oito cursos da UEMASUL são classificados no Guia da Faculdade 2020
O Guia da Faculdade analisa anualmente a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores de instituições cadastradas no Ministério da Educação em todo o Brasil, colhendo opiniões de professores do ensino superior.
A Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) teve oito cursos classificados no Guia da Faculdade 2020, promovido anualmente pela parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo, sete deles com nota 3 estrelas (conceito Bom) e um com nota 4 (conceito Muito bom), todos no campus Imperatriz: Administração (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia Agronômica (Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e o curso de Pedagogia (Licenciatura) com 4 Estrelas.
As avaliações obtidas só reforçam o compromisso da instituição em oferecer uma educação superior de qualidade, baseada no avanço da ciência e da tecnologia visando o desenvolvimento da região Tocantina e do estado do Maranhão, contribuindo ainda para a elevação dos índices de desenvolvimento humano do Estado.
Para a coordenadora de Avaliação institucional, professora Flaviana Oliveira de Carvalho, o nome da UEMASUL, no Guia da Faculdade proporciona visibilidade para a instituição ao lado de grandes universidades/faculdades do Brasil inteiro. “As avaliações externas, sejam de órgãos oficiais ou de iniciativas privadas, são muito importantes para o desenvolvimento das instituições de ensino, fornecendo indicadores que servirão para o planejamento crítico reflexivo e para o acompanhamento do trabalho árduo que é desenvolvido por toda a comunidade acadêmica; ações que devem considerar não apenas os resultados da avaliação de forma isolada, mas os diversos fatores que interferem nesse processo”.
O Guia da Faculdade analisa anualmente a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores de instituições cadastradas no Ministério da Educação, em todo o Brasil, colhendo opiniões de professores do ensino superior utilizando a metodologia conhecida como “avaliação por pares”.
As instituições analisadas recebem formulários, nos quais os coordenadores ou diretores de curso relacionam as principais características dos cursos em três aspectos: qualidade do Projeto Pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura. A partir daí, mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior, cadastrados, avaliam os cursos com notas que variam de 1 a 5.
Os resultados da pesquisa e mais informações podem ser consultadas no site da Quero Educação e no site do jornal o Estado de São Paulo.