Obras do herbário e restaurante universitário serão entregues até o final de 2023
As construções representam uma grande conquista para a comunidade acadêmica, evidenciando o compromisso da gestão superior em buscar melhorias para a universidade.
As obras de construção do herbário e do restaurante universitário da UEMASUL continuam avançando. As construções, que estão sendo feitas no espaço do campus II, iniciaram em abril, autorizadas pelo Governo do estado do Maranhão. A previsão de entrega é até o final deste ano. O herbário irá contemplar os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, abrigando uma coleção de plantas desidratadas, que servirão de pesquisa para diversas áreas como Farmacologia, Química e Etnobotânica. As plantas secas são armazenadas no herbário e recebem o nome de exsicatas. Além disso, todas são identificadas com informações dos locais onde foram coletadas, como tipo de solo, topografia e clima.
O Restaurante Universitário será mais um espaço importante para os estudantes, oferecendo refeições de qualidade nutricional no almoço e jantar, com preços acessíveis e cardápio variado. Com capacidade para atender cerca de mil alunos de alunos diariamente, o Restaurante Universitário terá uma infraestrutura moderna e funcional, oferecendo refeições balanceadas e saudáveis. Será um espaço inclusivo, atendendo às necessidades alimentares específicas dos estudantes, como opções vegetarianas. Além disso, o RU promoverá a convivência e integração entre os universitários, criando um ambiente propício para troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços acadêmicos. Atualmente, os estudantes utilizam as refeições servidas no Restaurante Popular e Universitário.
A gerente do RU, Cristiane Lima da Silva falou sobre a importância do restaurante no campus. “O RU é um instrumento dotado de função social, sem visar lucro, e tem por competências: fornecer alimentação balanceada, quantitativa e qualitativamente, que atenda às necessidades nutricionais básicas dos seus usuários, respeitando os padrões de qualidade e higiene, atuando prioritariamente como um dos instrumentos de política de permanência e inclusão social estudantil”.
As construções do herbário e RU reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a educação e representam uma grande conquista para a comunidade acadêmica, evidenciando o compromisso da gestão superior em buscar melhorias nas condições de ensino e aprendizagem para os acadêmicos.