Curso de pós-graduação será ofertado para servidores da UEMASUL
A especialização em Estratégias de inovação atende a uma demanda da instituição, ofertando 45 vagas.
O curso de pós-graduação, Lato Sensu, especialização em “Estratégias de inovação, propriedade industrial e prospecção tecnológica” foi criado por meio da resolução nº 333/2024-CONSUN-UEMASUL. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), o curso, de natureza gratuita, é destinado aos servidores técnico-administrativos e professores da instituição, com carga horária de 360 horas e duração de seis meses.
“O curso faz parte da política de qualificação profissional de servidores da instituição no âmbito da inovação e propriedade intelectual, colaborando com a difusão do conhecimento, aprimoramento e desenvolvimento das habilidades técnicas da inovação, bem como para o desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra Oliveira.
A especialização atende à uma demanda da instituição. Serão ofertadas 45 vagas. Deste total, 29% das vagas serão destinadas aos servidores da PROPGI, em virtude de o setor ter a inovação como um dos principais pilares, o que requer o aperfeiçoamento da formação; do total das demais vagas 50% serão para os técnicos administrativos e 50% para os professores da instituição.
O domínio de estratégias de inovação promove o desenvolvimento institucional, permitindo que os servidores articulem, dentro da universidade, projetos que criem soluções tecnológicas aplicadas a problemas locais e regionais, promovendo a cultura da inovação e aumentando a competitividade dos programas de ensino e pesquisa.
A especialização visa preencher uma lacuna crítica na formação de profissionais na região, para atuarem em áreas estratégicas da inovação e propriedade industrial atendendo às demandas da região. Com foco em inovação e propriedade industrial, a especialização permitirá que os profissionais desenvolvam habilidades para criar/identificar novos produtos, processos e serviços, podendo promover a competitividade das empresas locais-regionais. Além disso, o curso abordará a propriedade industrial como um componente essencial para a proteção dos ativos intelectuais e tecnológicos desenvolvidos na UEMASUL. Com o conhecimento adquirido, os profissionais estarão aptos a registrar patentes, marcas e outros direitos de propriedade intelectual, garantindo que as inovações geradas na universidade sejam devidamente protegidas e valorizadas e precificadas.
Outro aspecto relevante é a prospecção tecnológica, que envolve a identificação e avaliação de tendências tecnológicas e de mercado. Este conhecimento é preponderante para que a UEMASUL possa antecipar mudanças, adaptar-se a novas demandas e aproveitar oportunidades emergentes. A especialização capacitará os profissionais a realizar análises de mercado, identificar tecnologias emergentes e desenvolver estratégias para incorporar essas inovações nas práticas institucionais, possibilitando inclusive a cooperação com empresa privadas e sem fins lucrativos.