Nota Pública
A universidade é um espaço plural onde, acima de tudo, as liberdades individuais são respeitadas. É lugar de escuta, de respeito e de alteridade, e nos solidarizamos com todas as pessoas que estejam em qualquer situação de opressão.
A UEMASUL informa que tomou conhecimento das denúncias de crime de racismo envolvendo alunos da universidade e que a apuração dos fatos está em andamento.
Lembramos que não podemos tomar medidas fora dos parâmetros legais, que preveem um trâmite que obedece aos princípios constitucionais do contraditório e ampla defesa.
Após levantamento das informações, nos limites de sua competência e de acordo com seu regimento, a UEMASUL procederá com eventual processo administrativo na modalidade sindicância e as devidas medidas serão tomadas.
A universidade ressalta que não compactua, nem apoia de forma alguma, comportamentos preconceituosos, discriminatórios, racistas, misóginos, sexistas ou de intolerância religiosa.
Reiteramos que a universidade é um espaço plural onde, acima de tudo, as liberdades individuais são respeitadas. É lugar de escuta, de respeito e de alteridade, e nos solidarizamos com todas as pessoas que estejam em qualquer situação de opressão.