Nota de pesar – Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo
Nascida em 1933, em São Luís – Maranhão, a vida de Teresinha Rêgo foi marcada pela educação.
A doutora Terezinha Rêgo dedicou sua vida ao estudo das propriedades curativas das plantas, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por sua pesquisa inovadora, especialmente no tratamento de sinusite e outras doenças respiratórias. Sua descoberta do potencial terapêutico do princípio ativo extraído da planta “cabacinha” ou “buchinha do norte” marcou um avanço significativo na área da fitoterapia.
Além de sua brilhante carreira acadêmica, como professora titular do departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membra fundadora da Academia Maranhense de Ciências. Terezinha Rêgo era apaixonada pela formação de novos profissionais e pela preservação da rica flora medicinal do Maranhão. Mesmo aposentada, ela continuou atuando no projeto de Fitoterapia no Herbário Ático Seabra, local que ela fundou e que cataloga quase 11 mil espécies da flora maranhense.
A UEMASUL lamenta profundamente a perda desta figura ímpar que tanto contribuiu para o avanço da ciência, da educação e da cultura do nosso estado. Terezinha Rêgo deixa um legado de amor à natureza, conhecimento e compromisso com o bem-estar da comunidade.
Neste momento de luto, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, e expressamos nossas mais sinceras condolências.