Mesa-redonda discute movimentos sociais e educação
O evento buscou compreender perspectivas de ensino por meio das experiências de movimentos sociais locais, promovendo diálogos sobre a educação a partir dessas vivências.
Na manhã desta sexta-feira (2), ocorreu a mesa-redonda “Movimentos sociais e educação: olhares para as questões ambientais e a diversidade”, promovida pelo 8º período do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras (CCHSL) . O evento teve como objetivo compreender as diferentes perspectivas de educação a partir das experiências de alguns movimentos sociais da região Tocantina do Maranhão. Foram discutidos temas voltados sobre as formas de educação ambiental na prática.
A abertura contou com a presença da Gestão superior da universidade, representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Gilvânia Ferreira da Silva; representantes das Quebradeiras de Coco, Bárbara Pereira e Mauriana Sobrinho; do Movimento Negro, Cosme David Brandão e dos povos indígenas, Herli Ágnes.
A organizadora do evento, professora Marinalva da Silva, explica que o objetivo principal foi de reforçar debates acerca da educação ambiental e racial para além do âmbito acadêmico. “A formação acadêmica precisa antes de tudo ser uma a formação para o exercício da cidadania coletiva. E a proposta desta mesa é, exatamente esta, de trazer olhares diversos para estas duas temáticas tão importantes para a vida em sociedade, que é a Educação ambiental e Educação antirracista”.
Texto: estagiária Nylla Dias, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
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