IV SAPIENS premia projetos de Extensão e de Iniciação Científica
Ao todo, evento teve 202 submissões de projetos, sendo 27 premiados.
27 projetos foram premiados por ocasião da IV Semana de Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 18 foram projetos de Iniciação Científica, divididos entre 13 prêmios Honra ao Mérito e quatro Menções Honrosas. Já os projetos de Extensão totalizaram nove, sendo uma Menção Honrosa, e oito prêmios divididos em eixos temáticos: Educação, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Cultura, Tecnologia, Saúde, Mulheres e Relações de Gênero. Cerca de 80 avaliadores participaram da análise dos projetos submetidos no evento.
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu nesta sexta-feira (25), de forma presencial, no auditório do campus Imperatriz, com público reduzido, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura, procedimentos padrões de funcionamento da universidade durante a pandemia. Além dos acadêmicos, acadêmicas e orientadores premiados, também estiveram presentes a Gestão Superior, coordenadores de curso e diretores de centro.
O coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Weverton Pereira Rodrigues, um dos responsáveis pela organização do evento, destacou o significado da premiação de projetos. “A premiação não é um desmerecimento dos demais trabalhos, até porque tivemos muitos projetos bem conduzidos e apresentados, mas sim, um reconhecimento do envolvimento e dedicação dos orientadores e alunos que, neste ciclo, tiveram êxito reconhecido na condução dos seus trabalhos mesmo com toda dificuldade frente à pandemia. A premiação é também um estímulo para que continuemos sempre em busca da qualidade para com os trabalhos desenvolvidos”, explicou o professor.
202 projetos de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão, produzidos pelos acadêmicos bolsistas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foram submetidos e apresentados na IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), que abordou o tema “Mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e mitigação”. Os trabalhos submetidos foram desenvolvidos durante o ciclo 2020/2021, nos três campi da UEMASUL. Do total de submissões, a SAPIENS contou com 155 projetos de Iniciação Científica, 7 de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e 39 de Extensão.
A IV SAPIENS aconteceu entre os dias 22 e 24 de fevereiro e contou com a participação de 703 pessoas, que puderam acompanhar as atividades de modo remoto, por meio de transmissões no canal da UEMASUL no Youtube, e na plataforma de inscrição do evento. A programação do evento contou com palestras, minicursos e mesa-redonda, além das apresentações de projetos.
Premiações de Iniciação Científica
- Honra ao Mérito
Patologia florestal e coleção fitopatológica de doenças de espécies florestais cultivadas e não cultivadas na Região Tocantina do Maranhão | Marcelo Martins Vaz |
Crescimento de khaya senegalensis(desr.) A. Juss. Em plantio no município de lageado – MA | Naum Silva Dos Santos |
Afecções ortopédicas em cães atendidos no ambulatório de pequenos animais da UEMASUL. | Márcio Luiz de Pinho Alves |
Levantamento de fungos liquenizados da família Parmeliaceae no Parque Nacional Chapada das Mesas, identificação de metabólitos secundários e aplicação de extratos em carrapato da espécie Rhipicephalus microplus | Gildean Macedo do Nascimento |
Generalização do Algoritmo de Grover e Simuladores de Circuitos Quânticos | Liliana Souza do Carmo |
Equações diferenciais ordinárias e algumas aplicações | Gabriel Fernandez Ferrari Melo |
Bioacumulação e translocação de niquel (ii) nas espécies arbóreas tabebuia impetiginosa e schinus terebinthifolius raddi | Josilene Santos Oliveira |
Da fronteira agrícola ao(s) território(s) do agronegócio florestal: impactos da silvicultura do eucalipto sobre a agricultura familiar nos municípios de imperatriz e Cidelândia – MA | Amanda Miranda Pereira |
RELIGIÃO e ECOLOGIA: a conversão ecológica da Igreja Católica (1970-2020) | Graziela Feitosa Conceição |
Percepções das crianças sobre práticas de ensino remoto na Educação Infantil da rede municipal de Imperatriz – MA | Juliana Farias Lima |
Vazante, de Daniela Thomas: discursos e representações do negro no cinema brasileiro | Pedro Wildemberg Ribeiro Pereira |
Aprendizagem Colaborativa em Rede e Formação Crítica | Beatriz Pontes de Oliveira |
Avaliação da Qualidade do Leite Após a Criação do Cluster na Microrregião do alto Mearim e Grajau | Amanda Nascimento Silva |
- Menção Honrosa
Carga global da covid-19 | João Amadeu Lima Pinto |
Estabilidade dinâmica de estrelas com núcleos de quarks | Iraneide da Cunha Diniz |
As insurgentes negras palavras e imagens: Carolina Maria de jesus & Jeferson de | Eliesio Costa Lima |
Ensino-aprendizagem de língua inglesa: motivação, expectativas e crenças de professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Açailândia – MA | Fernanda Kelly de Jesus Santos |
Premiações de Extensão
Projeto QuiMicaMente da UEMASUL: do lúdico ao investigativo como recurso didático | Maria Eduarda Murari Giacheto |
Comunicação Empresarial: o uso adequado da língua(gem) em redes sociais | Gabriely Martins Sirqueira de Aguiar |
Preservação e conservação da mata ciliar rio tocantins. | Naize Santos Alves |
O ICV: Índice de custo de vida na cidade de Imperatriz – MA: CESTA BÁSICA. | Regina Barbosa Sousa |
“MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS TIMBIRA: significando os artefatos e indumentárias pelo discurso dos indígenas”. |
Ariele da SIlva e Arinel Pa’tep Krikati |
Informática de aperfeiçoamento acadêmico científico em Imperatriz- MA. | Bruno Gomes de Sousa |
Ambulatório Social | Vitória Baltazar Rodrigues |
Memórias de Gaia: a história do Assentamento Califórnia (Açailândia-MA) contada pelas mulheres camponesas | Carla Carneiro de Sousa |
- Menção Honrosa
Levantamento de doenças em plantas cultivadas em hortas urbanas de Imperatriz – MA |
Profº. Drº. Leônidas Leoni Belan |