inovação

Inscrições abertas para programas de iniciação científica e tecnológica

A seleção de projetos e orientadores será feita por meio de editais. Os projetos serão desenvolvidos no ciclo 2024-2025 do PIBIC, PIVIC, PIBIC Jr., PIBITI e PIVITI.

Os programas institucionais de bolsas são financiados pela UEMASUL, FAPEMA e CNPq. Foto: Ascom/UEMASUL

A UEMASUL, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), publicou no dia 29 de abril três editais de seleção de projetos e orientadores para o ciclo 2024/2025 dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr), Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI).

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 26 de maio. Realiza a inscrição e participa do processo seletivo apenas o  proponente/orientador. Após o resultado, os professores indicarão os estudantes que participarão dos projetos selecionados. Os projetos serão desenvolvidos no período de setembro de 2024 a agosto de 2025, e tem como objetivo estimular professores pesquisadores a incluírem estudantes nas atividades científicas teóricas e práticas, no desenvolvimento tecnológico e inovação. De modo geral, os programas servem para despertar a vocação científica dos estudantes.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Allison Bezerra Oliveira destaca o papel dos programas. “Os editais reiteram o compromisso anual da UEMASUL com o estímulo ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, não apenas da instituição, mas também da região Tocantina do Maranhão. São oportunidades para ampliar a capacidade de produzir ciência e formar recursos humanos de alto nível. Por isso, o engajamento e a participação cada vez maiores de professores e discentes são fundamentais”, explicou.

As inscrições são online e devem ser feitas por meio do envio da documentação, feita pelo proponente. Foto: Ascom/UEMASUL.

Entre os programas que realizam o pagamento de bolsas, foram disponibilizadas 204 cotas pela UEMASUL e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), distribuídas da seguinte forma: 160 cotas PIBIC, seis cotas PIBIC Jr. e 40 cotas PIBITI. A UEMASUL concentrará o pagamento de 106 das cotas, enquanto a FAPEMA custeará 100 cotas. Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) custeará, conforme sua disponibilidade, cotas de PIBIC e PIBIC Jr.

Os processos seletivos dos programas institucionais estão sendo realizados por meio de três editais lançados pela PROPGI: o edital n° 01/2023 – CP/PROPGI/UEMASUL destina-se à seleção de projetos e orientadores para o PIBIC e PIVIC; o edital n° 02/2023 – CP/PROPGI/UEMASUL que rege a seleção do PIBICJr e o edital n° 03/2023 – CCI/PROPGI/UEMASUL que regulamenta a seleção de projetos e orientadores do PIBITI e PIVITI.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.