Inscrições abertas para processo de seleção de projetos e orientadores
O processo de seleção é atribuído para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Júnior e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O projeto que concorrerá na seleção, deverá ser proposto por docente da UEMASUL. Foto: Ascom/UEMASUL.
Estão abertas até o dia 05 de maio de 2025 as inscrições para os processos de seleção de projetos e orientadores. O objetivo do seletivo é estimular professores pesquisadores a incluírem estudantes nas atividades científicas teóricas e práticas, e artístico-culturais. Além de despertar a vocação científica dos estudantes, bem como qualificá-los para os programas de pós-graduação.
Ao todo, estão abertos três editais. Um deles é o Edital nº 02/2025, que oferece bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por meio das cotas CNPq (15 bolsas), FAPEMA e UEMASUL (80 bolsas). Atualmente, o valor mensal das bolsas para este edital é de R$700,00 (setecentos reais).
O edital de N°03/2025, oferece bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr), cotas CNPq (oito bolsas) e cotas UEMASUL (seis bolsas). O valor mensal das bolsas para este edital é de $300,00 (trezentos reais).
Já o Edital nº 04/2025 disponibiliza bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de selecionar voluntários para os projetos desta natureza. Entre as bolsas, cinco são disponibilizadas pelo CNPq, 20 bolsas são fornecidas pela FAPEMA e outras 20 são da cota UEMASUL. Todas as bolsas têm o valor mensal de R$700,00 (setecentos reais).
Um dos requisitos para o proponente participar do programa de seleção é ter regime de trabalho de quarenta horas com Tempo Integral e dedicação exclusiva – TIDE.
Também é possível participar da seleção como orientador, o professor doutor que participa de Programa de Formação de Recém-doutor, Pós-Doutorado, bem como professor visitante, desde que suas atividades de pesquisa sejam desenvolvidas na UEMASUL, com período de vigência do contrato compatível com o ciclo dos editais citados.
Os documentos necessários para a inscrição no processo seletivo são: a ficha de inscrição preenchida e assinada, o envio do projeto e a ficha de pontuação do currículo lattes do proponente.
Para mais informações acesse os editais.