Iniciadas as atividades do primeiro doutorado da UEMASUL
O programa proporciona uma excelente oportunidade para aprofundar estudos nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia, com três linhas de pesquisa disponíveis.

Sete doutorandos iniciaram as atividades com a apresentação do curso e dos professores. Foto: Ascom/UEMASUL.
Nesta terça-feira (18), foram iniciadas as atividades da primeira turma de doutorado da UEMASUL, que integra o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede Bionorte. A universidade passou a integrar a rede em março de 2024. O programa, que conta com 18 instituições e presença em nove estados, proporciona a oportunidade para aprofundar estudos nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia, com três linhas de pesquisa disponíveis em duas áreas de concentração: Biodiversidade e Conservação e Biotecnologia.
O processo de seleção para o preenchimento de 187 vagas do curso de doutorado foi realizado por meio do edital nº 02/2024-PPG-BIONORTE/UFPA. Do total de vagas, sete foram destinadas à formação da primeira turma de doutorado da UEMASUL. Os doutorandos iniciaram as atividades com informações importantes sobre o curso e contaram com as presenças da reitora Luciléa Gonçalves, do pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Oliveira e dos professores que irão ministrar as aulas.

O programa, que conta com 18 instituições e presença em nove estados, proporciona a oportunidade para aprofundar estudos nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia. Foto: Ascom/ASCOM.
O pró-reitor destacou a contribuição do doutorado para o desenvolvimento da região. “Hoje é um dia muito importante para a UEMASUL. Iniciamos a primeira turma com sete alunos que vão poder aqui, desenvolver o seu doutorado sem a necessidade de saírem do estado do Maranhão. É um ganho para a UEMASUL, um ganho para a região Tocantina e para o estado do Maranhão. O nosso curso vai contribuir com o avanço da ciência, da pesquisa e da formação de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, formando recursos humanos nas áreas de Biotecnologia e Biodiversidade”.
A doutoranda Nara Bravin falou sobre a importância do curso. “O credenciamento da UEMASUL junto à Bionorte é extremamente importante para a nossa cidade porque permite que os estudantes consigam se qualificar sem precisar sair da nossa região”.
A rede Bionorte iniciou a sua primeira turma em 2012 e atualmente conta com mais de 500 doutores formados e aproximadamente 400 matriculados. Na última avaliação quadrienal da CAPES, o curso recebeu conceito 5, uma nota considerada ótima, em uma escala de vai de 1 a 7. No Maranhão já participam da rede, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade CEUMA. Com a adesão da UEMASUL, o programa passa a atender também o interior do Estado, em especial, a região Tocantina.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL. |