Inaugurados três laboratórios para o curso de Geografia licenciatura da UEMASUL
Os novos laboratórios têm o objetivo de promover a formação específica dos discentes do curso.
Na última sexta-feira, 30, o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras por meio do curso de Geografia da UEMASUL realizaram a inauguração de três laboratórios para o curso: o laboratório de Geografia Humana professor Jailson de Macedo Sousa, o laboratório de Geografia Física professor Emanoel Lima da Silva e o laboratório de Estudos Urbanos e Regionais. O evento fez parte das comemorações alusivas ao dia do professor e da professora de Geografia, comemorado no dia 26 de junho. Além das inaugurações dos laboratórios, foi realizada a mesa-redonda com tema: Metodologias ativas na educação geográfica.
A solenidade de inauguração contou com as presenças da gestão superior, professores, professoras, estudantes e familiares dos homenageados. Além das homenagens in memoriam aos professores Jailson de Macedo Sousa e Emanoel Lima da Silva, foram ainda homenageados a professora Maria Helenize Barbosa de Araújo e o professor Ivaldo Carvalho.
A senhora Maria Luzia Borges de Sousa, viúva do professor Emanoel Lima da Silva, falou da alegria em receber a homenagem. “Receber esta homenagem é reviver toda uma história acadêmica, enquanto ex. aluna e como esposa do Emanoel. Toda a família ficou muito feliz com este reconhecimento e só temos a agradecer. É importante saber que ele é lembrado e que o legado que ele deixou continua vivo.
Janileide de Macedo Sousa, irmã do professor Jailson, emocionada, também falou sobre a homenagem. “Foi muito emocionante. A UEMASUL sempre foi uma extensão da nossa casa. Ele não tinha hora, não tinha dia, não tinha feriado, o Jailson respirava UEMASUL. Estamos muito felizes e gratas por essa homenagem, eu e tenho certeza que lá no céu ele está muito feliz também”.
Os novos laboratórios têm o objetivo de promover a formação específica dos discentes do curso de Geografia licenciatura, desenvolver a capacidade de criar e utilizar novas tecnologias e diferentes linguagens pautadas em conhecimento científico e pedagógico, e elaborar recursos didáticos associados às especificidades do curso e atendendo as orientações do Conselho Estadual de Educação (CEE). “O Conselho, por meio do instrumento de avaliação de cursos de Licenciatura denominado SINAES, prevê laboratórios de áreas específicas, de pesquisa e laboratórios didáticos. A inauguração atende a uma necessidade antiga do curso que tem mais de 30 anos em consonância com as cargas horárias de prática curricular e de extensão, definidas pelo MEC. A inauguração foi ainda um momento muito especial, de homenagearmos professores queridos da UEMASUL, que contribuíram para a consolidação do curso de Geografia pontuou a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.
Emanoel Lima da Silva (in memoriam) – Engenheiro Agrônomo da EMAPA e da SAGRIMA, participou do mapeamento das terras do Maranhão, com suas delimitações e composição físicas. Frequentemente nos abrilhantava com exposições de como a estrutura fundiária ocorreu nesta região. Professor Emanoel teve simplicidade, companheirismo, sabedoria, disciplina e amor na sua vivência em seu ambiente de trabalho. Ministrava as aulas com profundo conhecimento técnico, mas principalmente, com cuidado com o ambiente que utilizava.
Maria Helenize Barbosa de Araújo – Graduada em Geografia pela UEMA, especialista em Geografia humana e Metodologia do ensino de geografia aplicado ao planejamento ambiental e mestra em Educação pelo IPLAC/Cuba. Professora da UEMA/UEMASUL desde 1994, atuou nas áreas de Geografia humana e ensino, ao longo de 29 anos de contribuição no curso de Geografia. Costuma dizer que que o mais importante na vida não é a aquisição do conhecimento, mas o uso que dele se faz. Foi autora de vários projetos, entre eles de cultivo de plantas medicinais e padronização das calçadas no centro comercial de Imperatriz.
Ivaldo Carvalho – Foi aluno da primeira turma de Geografia, em 1987. Graduado em Estudos Sociais, Geografia e História, foi professor da UEMA desde 1999, agora UEMASUL. Também esteve à frente do curso de Geografia como diretor. Quando falamos do professor Ivaldo Carvalho, logo nos lembramos que para ele todos os alunos eram professores. Quem não lembra da frase: “Qual nota você se avalia professor?” Quando titubeávamos entre 7, 8 e até 9, ele logo complementava: se valoriza professor, eu acho que você merece um 10! O perfil de disciplinas do professor Ivaldo era Geografia do Brasil e do Maranhão ministradas sempre com voz mansa e pacífica. Sua contribuição nos estudos Geoambientais do Maranhão são expressivos e traz sempre boas recordações.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL. Arquivo das famílias.
Assessoria de Comunicação – UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |