Diretor(a)


Nome: Regina Célia Costa Lima
Email Institucional:

Perfil do Curso

O graduado em História deverá estar capacitado ao exercício do trabalho do professor-historiador, em todas as suas dimensões, considerando as áreas de atuação existentes atualmente para o profissional dessa área. O graduado em História (licenciado) deverá atuar no ensino e na pesquisa, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

Atendidas as exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses da UEMA, preparar o profissional de forma complementar e interdisciplinar com condições de suprir as demandas sociais relativas ao seu campo de atuação, ou seja, magistério em todos os níveis, preservação de patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos, considerando a abrangência do conhecimento.

Enfim, as atividades de um graduado em História não se restringem apenas ao exercício do magistério, uma vez que a formação do profissional de História se fundamenta no exercício da pesquisa, não podendo a formação do docente ser compreendida sem o desenvolvimento da capacidade de produzir conhecimento. Assim sendo, o formando em história deverá estar apto para:

  • Atuar como professor/pesquisador de forma critica nas análises de questões políticas, econômicas e sociais;
  • Fazer diagnóstico de problemas tanto de ensino como de pesquisa e encaminhar soluções que construa saídas voltadas para um pensar e agir libertador;
  • Participar de atividades educacionais e técnicas em diferentes níveis da educação básica e da pesquisa;
  • Atuar em prol da preservação do patrimônio histórico, seja ele material ou imaterial, considerando a importância desses acervos para a sociedade;
  • Organizar, coordenar programas, equipes multidisciplinares, etc.;
  • Preparar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas da história, no âmbito de sua formação;
  • Desenvolver projetos, consultorias, ideias inovadoras, estratégias, capazes de ampliar e aperfeiçoar a ação profissional, procurando realizar o trabalho sem perder a visão critica e transformadora da realidade.

Relação de Laboratórios

  1. Laboratório de Cartografia;
  2. Laboratório de Estudos Urbanos Regionais;
  3. Laboratório Núcleo de Estudos Afro-Indígenas de Imperatriz/CPHAT;