Diretor(a)


Nome: Maria do Rosario Sá Araujo
Email Institucional:

Perfil do Curso

O profissional oriundo desse curso de Geografia é Licenciado em Geografia. Esse profissional é habilitado a atuar em diversas áreas, como explicitado no  item (4.4.1).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de níveis Fundamental e Médio sugerem habilidades e competências a serem desenvolvidas em Geografia. Isso posto, fica evidente que o professor de Geografia deverá estar habilitado a trabalhar de forma a desenvolver essas competências e habilidades que se distribuem em Representações e Comunicações, Investigação, Compreensão e Contextualização sociocultural.

Para atender às novas competências que o profissional formado em Geografia deverá desenvolver, o Curso de Geografia o0ferece uma estrutura de sustentação através de disciplinas direcionadas para os estudos de conteúdos e genéricos, numa perspectiva voltada para o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Tudo se delineia para um cenário educacional com exigências para as quais os professores precisam estar preparados. Dentre as competências e habilidades que se colocam para o professor, considera-se no Curso de Geografia, a necessidade de rever modelos de formação, proporcionar permanentemente processos de mudanças no processo de formação, aprimoramento de capacidade acadêmica dos docentes formadores, atualização de currículos para as novas competências, de forma que o licenciado do Curso de Geografia, tenha o perfil de um sistema que busca a excelência da formação superior trabalhado sob pilares essenciais nessa formação, entre a realidade do país, os princípios da flexibilidade e diversificação um dos eixos da LDBEN para a formação do professor, sempre evidenciando o fato de que não é mais suficiente que um professor ensine, pois ele precisa ter a competência para produzir resultados na aprendizagem do aluno.

Cita-se aqui como subsídio para as competências que o Curso de Geografia preceitua a partir das Diretrizes Gerais para a formação de professores propostas pelo Ministério de Educação, para a educação básica.

Relação de Laboratórios

  1. Laboratório de Línguas;
  2. Laboratório de Práticas Pedagógicas;
  3. Laboratório de Cartografia;
  4. Laboratório de Estudos Urbanos Regionais;
  5. Laboratório de Linguística e Letras;
  6. Laboratório Núcleo de Estudos Afro-Indígenas de Imperatriz/CPHAT;