Fotografia é selecionada no 22º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Foram inscritas 158 fotografias por professores, pesquisadores e estudantes. As 12 imagens selecionadas irão fazer parte do calendário 2025 do colégio Brasileiro de parasitologia veterinária.
A UEMASUL participou do 22º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV), em Pirenópolis – Goiás, com o tema “Parasitologia veterinária aplicada: busca por soluções e inovações”, promovido pelo colégio Brasileiro de parasitologia veterinária e Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram cerca de 650 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais médicos veterinários.
O evento fomentou discussões para aplicações práticas direcionadas ao controle de parasitas; soluções e inovações alinhadas aos conceitos de saúde única e sustentabilidade; ferramentas quimioterápicas e biotecnológicas; viabilidade econômica e transferência de tecnologias para as ferramentas/processos que ainda estão no estágio de pesquisa e desenvolvimento.
Durante o evento ocorreu a I Exposição de fotografias na área de parasitologia. Foram inscritas 158 fotografias por professores, pesquisadores e estudantes. As 12 imagens selecionadas irão fazer parte do calendário 2025 do colégio Brasileiro de parasitologia veterinária. Entre as selecionadas, foi classificada a imagem submetida pelo professor de Ciências Biológicas da UEMASUL, Marcelo Francisco da Silva.
“O evento nacional com participações internacionais possibilitou socializar conhecimentos acerca de métodos e de técnicas relacionadas à parasitologia veterinária. Para o concurso foram submetidas duas fotos, votadas por participantes e por votação online. Uma das fotos foi escolhida por votação online. É a imagem microscópica do microparasito Myxobolus, parasitando o coração de um peixe capturado no rio Tocantins”, explicou o professor.
O Myxobolus é um gênero de mixozoário que inclui importantes parasitas de peixes como Myxobolus cerebralis. O gênero é polifilético, com membros dispersos pelos mixozoários. Alguns estágios das espécies de Myxobolus foram anteriormente pensados como organismos totalmente diferentes, mas agora estão unidos neste grupo.