Extensão
A extensão universitária na UEMASUL cumpre com os princípios que são peculiares às experiências consolidadas no país. A universidade é entendida, nesse cenário, como uma ponte que possibilita a mediação e construção de saberes com a sociedade, por meio de suas demandas.
O propósito da UEMASUL é continuar desenvolvendo as atividades extensionistas, de forma mais ampla e intensa, pois só assim ela cumprirá o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Região Tocantina. Assim, como uma instituição de ensino superior, a UEMASUL concebe “a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação, às diretrizes curriculares nacionais, ao padrão de qualidade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. As políticas extensionistas são desenvolvidas e norteadas por quatro eixos: impacto e transformação social, interação dialógica, interdisciplinaridade, indissociabilidade.
A UEMASUL conta com o Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, que tem como objetivo motivar a participação de docentes e discentes no desenvolvimento de ações extensionistas na universidade; promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão; contribuir com a formação acadêmica e cultural dos discentes de graduação, em uma perspectiva crítica, solidária e de inclusão, envolvendo as comunidades locais e regionais e possibilitar a socialização e integração entre conhecimentos acadêmicos e saberes locais.
O PIBEXT abrange os seguintes eixos temáticos: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho, mulheres e relações de gênero.
Mais informações sobre os projetos de extensão desenvolvidos na UEMASUL podem ser obtidas na Divisão de Extensão Universitária – DIVEXT, pelo email: divext.csis@uemasul.edu.br.