Expressões artísticas e culturais ocuparam espaços durante a Mostra cultural
As atividades artísticas e culturais são importante ferramentas para o desenvolvimento intelectual e para a formação humana.
A primeira edição da Mostra de arte e cultura, realizada na quinta-feira (13), trouxe para os espaços da universidade a importância das expressões artísticas. A comunidade acadêmica e parceiros proporcionaram para os visitantes apresentações de poesias, cordéis, contos, músicas, performances, quadros, artesanato e peças teatrais. Todas as formas de arte expressaram e reforçaram a importância da cultura local e regional.
As atividades no pátio mostraram os trabalhos manuais dos artesãos, fomentando a economia local. “Um evento como esse é extremamente necessário, pois ressalta os talentos e traz o calor humano. Espero que este evento promovido pela UEMASUL continue nos próximos anos, para que possamos agregar cultura em Imperatriz”, comentou a artesã expositora Katherine Martins.
A I Mostra de arte e cultura foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE) e comunidade acadêmica, com as parcerias da Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa (ACLAJOL); Academia Imperatrizense de Letras (AIL); Associação dos Artesãos de Imperatriz, (ASSARI); Centro cultural Tatajuba e do artista plástico Tom Neves.
O pró-reitor José Milton Lopes Pinheiro falou sobre o evento. “A mostra foi além de nossas expectativas. Conseguimos evidenciar a riqueza artística e cultural da região e consolidar a UEMASUL como um espaço de divulgação dessa riqueza, bem como de produção de expressões artístico-culturais, valorizando e divulgando os artistas locais, que compartilharam o mesmo espaço com alunos, professores e visitantes”.
A I Mostra de arte e cultura da UEMASUL reforça o compromisso da instituição com a promoção de atividades culturais, que são importante ferramentas para o desenvolvimento intelectual e para a formação humana. A diversidade das manifestações artísticas e culturais valoriza o artista, integrando a universidade com a comunidade. A expectativa é que o evento se torne uma tradição anual, contribuindo para o enriquecimento do ambiente acadêmico e para a valorização da cultura local.
Texto: estagiária Nylla Dias, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |