Empresas juniores da UEMASUL conquistam nove prêmios em São Luís
A principal categoria “EJ Inovadora” foi conquistada pelas empresa juniores CIVIRMITA, EJCON e ECOAGRA.

A UEMASUL ganhou dois prêmios institucionais e a ECOAGRA foi anunciada como a maior empresa júnior do Maranhão. Foto: EJs/UEMASUL.
A UEMASUL recebeu o maior número de premiações, conquistados pelas Empresas juniores EJCOM, CIVIRMITA, INOVADM e ECOAGRA, durante a cerimônia “Prêmio MAJU 2024″, na última sexta-feira, 24. A premiação Maranhão Júnior, que ocorre anualmente, em São Luís, tem o objetivo de reconhecer o trabalho das empresas juniores que se destacaram em 2024, e as instituições que contribuíram para o desenvolvimento de empresas juniores no estado. A principal categoria, “EJ Inovadora”, foi conquistada pelas EJs CIVIRMITA, EJCON e ECOAGRA.
As empresas juniores são organizações civis administradas por estudantes de instituições de ensino superior. Elas têm o objetivo de elaborar e executar projetos, fornecendo serviços que promovam o avanço acadêmico e profissional dos membros envolvidos, fomentando o aprendizado prático em sua área de atuação e aproximando o mercado de trabalho. A UEMASUL possui as Empresas Juniores: ECOAGRA, dos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica – campus Imperatriz; EJCON, dos acadêmicos do curso de Administração – campus Imperatriz e INOVADM, dos acadêmicos do curso de Administração e CIVIRMITA, dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil – campus Açailândia.
“O resultado da premiação é fruto de muito trabalho e comprometimento das EJs. Somos extremamente felizes por vê-las se destacando, crescendo, com profissionalismo, engajamento e dedicação. A premiação é evidência também do apoio institucional da UEMASUL. Inicialmente modificamos a resolução de auxílio eventos, para que elas pudessem ter acesso a esse fomento. Esse apoio é necessário e relevante, pois nossas EJs ajudam a UEMASUL na realização de seu compromisso de desenvolvimento regional”, pontuou o pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro.
A UEMASUL ganhou dois prêmios institucionais, um como Instituição de Ensino Superior que mais apoia e investe no empreendedorismo júnior no estado e outro de Instituição Parceira. E a ECOAGRA foi anunciada como a maior empresa júnior do Maranhão e a sétima maior do país. “Ter representado a ECOAGRA, a Top 1 do Maranhão e uma das 10 maiores empresas juniores do Brasil, foi um momento de muito orgulho. Poder compartilhar nossa trajetória em um evento tão importante mostrou o impacto do nosso trabalho com o apoio da UEMASUL, que sempre acreditou em nós, e isso foi essencial para chegarmos até aqui”, falou entusiasmado o presidente da ECOAGRA, acadêmico do 7º período do curso de Engenharia Agronômica, Raimundo Rodrigues dos Santos.
Movimento Empresa Júnior (MEJ)
O Movimento Empresa Júnior Surgiu na Europa na década de 1960 e logo chegou ao Brasil. No ano de 1988 foi fundada a primeira EJ, chamada Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas. Desde então, o MEJ brasileiro cresceu de forma exponencial. Atualmente está em todos os estados brasileiros e conta com mais de 28.000 jovens empreendedores de 1.600 organizações sem fins lucrativos confederadas à Brasil Júnior e mais de 226 Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas. A legislação brasileira passou a ser a primeira do mundo a disciplinar o funcionamento das empresas juniores, fato marcado pela sanção, em abril de 2016, da Lei nº 13.267.
Premiações:
EJCON
Empresa Júnior Inovadora 2024
Líder Articuladora Administrativa Financeira 2024 – prêmio Mayzy Ketley
Líder Articulador Comercial 2024 – prêmio João Victor Ribeiro
Reconhecimento de EJ no verde em Janeiro (certificado)
ECOAGRA
Empresa Júnior Inovadora 2024
Reconhecimento de EJ no verde em Janeiro (certificado)
INOVADM
Empresa Júnior Colaborativa 2024
CIVIRMITA
Empresa Júnior Inovadora 2024
Reconhecimento de EJ no verde em Janeiro
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ejs/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL. |