SALA DE IMPRENSA

Dúvidas frequentes


1) Como ingressar na UEMASUL?

O ingresso na UEMASUL se dá por duas formas: por meio de seletivo ou de transferência.

  •  Por meio de seletivo: anualmente é lançado edital para realização do Processo Seletivo de Acesso ao Ensino Superior (PAES). Essa avaliação prevê entrada para o primeiro ou segundo semestres de cada ano, dependendo do planejamento de cada curso.
  •  Por meio de transferência: a transferência é possível quando há vagas nos cursos. O processo para o preenchimento das vagas, é disciplinado por meio de edital lançado pela UEMASUL.

2) Como funciona a política de cotas da UEMASUL?

Parte das oportunidades do PAES é destinada ao Sistema de Reserva de Vagas. As cotas são distribuídas em estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas; alunos negros (independente da escola) e pessoas com deficiência (PcD).

1) Quais modalidades de ensino a UEMASUL oferece?
A UEMASUL oferece 26 cursos de graduação e abre editais anualmente para cursos de especialização em diversas áreas. Além disso, a universidade oferece o curso de Mestrado Profissional em Letras, constituído de uma área de concentração denominada Linguagem e Literatura. A UEMASUL oferece ainda o programa de formação de professores, Caminhos do Sertão, que acontece em parceria com as prefeituras municipais das cidades escolhidas estrategicamente para atender as regionais de formação de professores que já atuam na área, além de alunos egressos do ensino médio nesses municípios.

2) A UEMASUL oferece programas de estágio ou parcerias com empresas?
Sim, a UEMASUL, além de oferecer programas de estágio na própria instituição, também realiza convênios com várias empresas da região Tocantina, possibilitando uma variedade de opções para que o aluno possa estagiar.

3) Quando são realizadas as seleções para estágio não obrigatório? Quem pode se inscrever?

O processo seletivo para Estágio Não Obrigatório é realizado anualmente. Podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados em cursos
de graduação de qualquer instituição de Ensino Superior a partir do terceiro período. O edital com o cronograma da seleção e os valores das bolsas é
publicado no site oficial da UEMASUL.

4) Posso cursar alguma disciplina durante o período de férias?
Você tem direito de fazer duas disciplinas de férias, desde que não haja choque de horários. É preciso observar os pré-requisitos e os horários com muita atenção. As matrículas são feitas por meio do SIGAA-UEMASUL. 

5) Depois de entrar na UEMASUL eu posso mudar de curso, turno ou campus?
A mudança de curso será feita por seletivo interno, regulamentado por edital específico e condicionado à existência de vagas. 

6) Quando são realizadas as seleções para monitoria acadêmica? Quem pode se inscrever?
O processo seletivo para Monitoria Acadêmica é realizado a cada período letivo. Podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados nos
cursos de graduação da UEMASUL a partir do segundo período. O edital com o cronograma da seleção e os valores das bolsas é publicado no site oficial
da UEMASUL.

7) Quando são realizadas as seleções para tutoria acadêmica? Quem pode se inscrever?

O processo seletivo para tutoria acadêmica é realizado a cada período letivo. Podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados nos
cursos de graduação da UEMASUL a partir do quarto período. O edital com o cronograma da seleção e os valores das bolsas é publicado no site oficial
da UEMASUL.

8) O que é projeto pedagógico de curso?

É um documento de natureza filosófica, política e pedagógica que orienta as práticas educativas de professores e alunos no cumprimento
dos componentes curriculares.

9) O que é uma matriz curricular?

É o rol de disciplinas/componentes curriculares de cumprimento obrigatório do aluno para a conclusão do curso.

10) Quando ocorre e que documentação devo trazer para realizar a matrícula de calouros?

A data da matrícula de calouros está prevista no calendário acadêmico de cada ano letivo, no site da UEMASUL e também em Edital publicado com
antecedência, onde consta orientações e documentação necessária.

11) Como faço para trancar meu curso?

O trancamento é realizado no SIGAA, portal do aluno, seguindo os prazos que constam no calendário acadêmico.

12) Como faço para desistir do curso?

O discente deve preencher requerimento disponibilizado na secretaria acadêmica. A desistência pode ocorrer em qualquer momento, no entanto, o desistente só terá acesso a UEMASUL novamente mediante novo processo seletivo.

13) Como faço para transferir meu curso?

Sobre transferência interna, externa ou mudança de turno, as datas devem ser acompanhadas no calendário acadêmico, onde consta data de publicação dos editais constando as informações necessárias.

14) Qual a documentação necessária para transferir meu curso para outra IES?

O discente deve procurar a IES para a qual deseja transferir para saber quais documentos são necessários. De posse da relação de documentos necessários, deve solicitar na secretaria acadêmica para as devidas providências.

15) Onde solicito meu diploma?

A solicitação de diploma é feita na Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem, na Divisão de Registro de Diploma.

16) Qual o prazo para recebimento de diploma da UEMASUL?

O prazo é de até 60 dias. 

17) Sou egresso da UEMA, como faço para solicitar diploma?

O concluinte recebe relação impressa com documentação necessária para solicitação e é informado que essa documentação vai para a
UEMA, em São Luís, com prazo de até 90 dias para recebimento

18) Como faço para solicitar 2a via de diploma?

O concluinte recebe relação impressa com documentação necessária para a solicitação, dependendo do caso, perda ou mudança de nome.

1) Como funciona a iniciação científica na UEMASUL?
O Programa institucional de bolsa e voluntariado na iniciação científica é gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPGI, por meio da coordenação de Pesquisa e da coordenação de Criação e Inovação. As bolsas são ofertadas anualmente e os projetos são selecionados por meio de editais. As pesquisas são desenvolvidas pelos professores da universidade e acadêmicos selecionados.

Serviço social e psicologia
1) Como posso agendar um atendimento?

Você pode agendar um atendimento pelo número (99) 99147-9152 ou através do formulário online no link disponível aqui.
2) Quais são as modalidades de atendimento disponíveis?
As modalidades de atendimento disponíveis são presencial e online.
3) Quem pode usufruir dos serviços?
Alunos, professores, funcionários administrativos e terceirizados podem usufruir dos serviços.
4) Qual é o horário de funcionamento?
O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Bolsas e auxílios
1) Como faço para ter acesso aos auxílios?
Os auxílios são lançados anualmente através de editais. Você deve se inscrever e aguardar o resultado final que é publicado no site da UEMASUL.
2) Como posso ser bolsista de extensão?
São lançados anualmente editais de propostas de projetos de extensão. Procure um professor e demonstre interesse em participar. Os bolsistas são por indicação direta de professores.
3) Eu posso ter bolsa de pesquisa/extensão e auxílio?
Sim. Você pode ser bolsista de pesquisa ou de extensão e ter auxílios, com o limite de acúmulo de valores até 1 salário mínimo e meio.
4) Eu quero participar de um evento acadêmico ou esportivo. Como posso pedir o auxílio discente?
A abertura de solicitação de auxílio discente, deve ser realizada no centro de ciências do seu curso. Seu centro irá abrir o processo e irá encaminhar à PROEXAE.
5) Quantos auxílios viagem eu posso solicitar?
O discente tem direito a solicitar dois auxílios por ano para participar em eventos
científicos e esportivos.

Cadastro de eventos
1) Quero cadastrar um evento/curso de extensão. Como faço?
O professor deve preencher o formulário de cadastro disponível no site da UEMASUL e enviar para o e-mail cadastrodeeventos.divext@uemasul.edu.br . Após isso, o evento/curso será cadastrado na plataforma SIGEVENTOS e será liberado o acesso de gestor de evento na plataforma para o coordenador indicado no formulário.
2) E os certificados. Como é a emissão?
A emissão de certificados é automática dentro da plataforma SIGEVENTOS. Ao fim do evento, o gestor do evento libera os certificados e os usuários/participantes acessam seus certificados diretamente na plataforma de forma online.

Outros e-mails:
Cadastro de eventos: cadastrodeeventos.divext@uemasul.edu.br
Cursinho popular: cursinhopopular@uemasul.edu.br
Auxílios: auxílios.dape@uemasul.edu.br

Como funciona a extensão na UEMASUL?

  • É por meio da extensão que ocorre a aproximação, a integração e a parceria da universidade e da comunidade, da ciência e dos saberes populares e culturais, resultando em novos conhecimentos. As ações de extensão são gerenciadas pela PROEXAE, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social – CSIS e da Divisão de Extensão Universitária – DIVEXT.
  • A UEMASUL conta com projetos de extensão contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) e também desenvolvidos de forma voluntária. Os projetos são de atuação nas mais diversas áreas, tais como educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, trabalho e cultura.
  • É possível ainda atuar dentro da universidade no Programa de Tutoria do Cursinho Popular, que oferta bolsas aos acadêmicos que participam; e no Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional (BATI) para graduados e pós-graduados que desenvolvem atividades técnicas na instituição.

 

1) Como acessar o SIGAA?
Para acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA),
acesse: sigaa.uemasul.edu.br
Insira seu login e senha fornecidos pela instituição.


2) O que fazer se eu esquecer minha senha do SIGAA?
● Acesse a página de login do SIGAA;
● Clique em “esqueci minha senha”;
● Siga as instruções para redefinir sua senha, que será enviada ao seu e-mail
cadastrado.


3) Como posso solicitar suporte técnico?
Para solicitar suporte técnico, você pode enviar um e-mail para o suporte da
Coordenadoria de Tecnologia da Informação: suporte.ti@uemasul.edu.br
Se preferível, você pode enviar uma mensagem via WhatsApp para o suporte técnico: (99) 99223-8350
Descreva detalhadamente o problema que está enfrentando. Inclua informações como seu nome completo, matrícula, e capturas de tela, se possível.


4) O que fazer se meu e-mail institucional não está funcionando?
● Verifique se você está usando as credenciais corretas.
● Se o problema persistir, entre em contato com o suporte técnico.


5) Como acessar o Wi-Fi da UEMASUL?
Para acessar o Wi-Fi da UEMASUL, você deve seguir os seguintes procedimentos:
● Para alunos:
Acesse o ACADUEMASUL e faça login com sua matrícula nas credenciais, conforme fornecidos pela instituição.
● Para professores e servidores:
Acesse o ADMUEMASUL e faça login com sua matrícula nas credenciais, conforme fornecidos pela instituição.


6) Como relatar problemas no Laboratório de Informática?
Informe o problema ao responsável pelo laboratório.
Envie um e-mail detalhado para o suporte técnico com a descrição do problema.
Inclua a localização do equipamento e qualquer mensagem de erro exibida.

1)  Como faço para solicitar material?
A solicitação de material é feita pelo SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio,
Administração e Contratos) da UEMASUL.

2) Quanto tempo o material fica disponível para retirada?
Após feito o pedido via SIPAC, o solicitante recebe um e-mail avisando que o material encontra-se disponível para retirada. Normalmente esse processo
demora em torno de 30 minutos, a depender das demandas do setor.

3) Como faço para pedir material institucional para evento?
O solicitante deve encaminhar um memorando via SEI direcionado a PROPLAD
solicitando os itens necessários para o evento, que após autorização é
encaminhado para a CMP que é responsável por separar o material e informar a
disponibilidade de retirada.

4) Não tenho acesso ao SIPAC, como posso solicitar os materiais que
necessito?
Primeiramente é necessário que verifique com o suporte do TI da UEMASUL
sobre o seu acesso para que possa realizar suas solicitações regularmente pelo
SIPAC. Caso a demanda seja de urgência, poderá encaminhar um memorando
via SEI para a CMP, que será verificado o estoque do material solicitado e a
disponibilidade da retirada o mais breve possível.

5) Não estou conseguindo pedir material, o que devo fazer?
Após receber o material, o solicitante deve informar dentro do sistema que já foi
feito o recebimento dos materiais, ficando assim livre de pendencias no sistema,
estando liberado para pedir novamente. Caso o problema persista, aconselhamos
que contacte a equipe técnica do TI, responsável por gerir o SIPAC.

6) Pedi o material mas a demanda ainda não aparece pra vocês, o que fazer?
Geralmente nas solicitações de materiais via SIPAC, quando o setor possui um(a)
Coordenador(a) ou Chefe imediato e a solicitação não é feita pelo(a) mesmo(a),
é comum a solicitação voltar para aprovação do primeiro e, somente após a
aprovação, o pedido é liberado para a CMP fazer o atendimento. Em todo caso,
é importante o solicitante anotar o número da requisição em caso da situação persistir, e se dirigir a CMP para que possa ser feito o atendimento do pedido.

7) Como faço para solicitar mesas, cadeiras, móveis em geral?
Se necessita de móveis novos ou substituição de móveis velhos ou quebrados
por outros também novos, é necessário que seja encaminhado um memorando
para a Coordenadoria de Planejamento e Administração – COPLAD, que irá
verificar a disponibilidade dos bens móveis novos em consonância com o Plano
Anual de Contratações da UEMASUL, e caso haja possibilidade e disponibilidade,
a mesma irá comunicar a CMP para que faça a entrega ou a substituição deste
bem. Entretanto, se necessita somente que seja retirado um bem, sem a
necessidade de substituição, ou se visa um empréstimo por um tempo curto e
determinado, o memorando pode ser encaminhado diretamente para a CMP.

1) Como entrar em contato com a instituição?
A comunicação com as unidades acadêmicas e setores administrativos da UEMASUL se dá de forma presencial ou pelo sistema de e-mails institucionais, que estão disponíveis na aba de serviços do site da universidade.

2) Como fazer uma reclamação?
Se você tiver sugestões, elogios, denúncias, reclamações ou solicitações que não foram acolhidos em órgão competente da universidade, contate a Ouvidoria.

  • Pelo site Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual do Maranhão
  • Por e-mail: ouvidoria@uemasul.edu.br
  • Correspondências:  rua Godofredo Viana, 1300,  Centro – Imperatriz /MA – CEP: 65901- 480
  • Presencial: sala da Ouvidoria, campus Imperatriz
  • Por telefone: (99) 3104-1250.

Ouvidor responsável: Marcelo Nunes Nascimento 

1) Quais documentos são necessários para fazer o recadastramento?
O recadastramento é feito sempre no mês de aniversário do(a) servidor(a), e para tanto, é necessário apresentar os documentos pessoais como: RG, CPF, Título de Eleitor, Pis/Pasep e comprovante de endereço, no setor de RH.

2) Como faço para incorporar o tempo de serviço de outra empresa?
Para fazer a incorporação conforme a Lei no 6.107/1994, Artigos 169 a 172, é necessário requerimento do servidor devidamente assinado e carimbado pela chefia imediata; em caso de mudança de nome em decorrência de matrimônio, juntar cópia da certidão de casamento, solicitar junto ao INSS uma Certidão de
Tempo de Contribuição, após obter esse documento, o(a) servidor(a) vai ao Centro de sua lotação, apresenta os outros documentos e solicita abertura no SEI.

3) Documentos para abertura do Processo no SEI
Todos os documentos que são cópias, devem ter a chancela de confere com o original, do(a) servidor(a) responsável pela conferência documental no SEI.
Requerimento do(a) servidor(a), termo de posse, contrato ou carteira de trabalho, cópia dos documentos Pessoais – RG, CPF e Título de Eleitor, contracheque (recente), comprovante de endereço, certidão de tempo de contribuição de serviço INSS (original com assinatura e carimbo do órgão)

4) Como proceder para solicitar afastamento para tratamento de saúde ou prorrogação?
Licença para tratamento de saúde ou prorrogação é preciso: requerimento do servidor, preenchido e assinado pelo chefe imediato; relatório médico/atestado Médico; carteira de identidade; CPF; contracheque mais recente, comprovante de endereço; contato atualizado (telefone e endereço de e-mail válido).
Atenção: Os documentos devem ser escaneados e anexados em formato jpg ou pdf no Sistema de Perícias Médicas no site https://iprev.ma.gov.br/pericia-medica/.
No dia da realização da Perícia Médica, devem ser apresentados todos os atestados, relatórios médicos e exames que evidenciem a condição de saúde para a qual se requer o benefício.

5) Como proceder para homologar atestados médicos de até 15 dias?
É necessário dar entrada no site https://iprev.ma.gov.br/pericia-medica/ .
Homologação de atestados médicos (até 15 dias): relatório médico/atestado médico; carteira de identidade; CPF.
Atenção: os documentos devem ser escaneados e anexados em formato jpg ou pdf no Sistema de Perícias Médicas. No dia da realização da perícia médica, devem ser apresentados todos os atestados, relatórios médicos e exames que evidenciem a condição de saúde do servidor ou pessoa da família para a qual se requer o benefício. É importante frisar que os atestados médicos superiores a 15 dias, o(a) servidor(a) comissionado(a) ou contratado(a), deverá procurar o INSS para maiores esclarecimentos sobre a licença de tratamento de saúde, conforme a regra geral da Previdência.

6) Qual a idade e o tempo de serviço para aposentadoria?
Aposentadoria geral por tempo de serviço e idade, conforme Lei 6.107/1994, Artigos 185 a 194, para mulheres o tempo de serviço é de 30 anos de serviço e 55 anos de idade; e para homens o tempo de serviço é de 35 anos de serviço e 60 anos de idade. Em caso de mudança de nome em decorrência de matrimônio, juntar cópia da Certidão de Casamento, o(a) servidor(a) vai ao centro de sua lotação, apresenta os outros documentos e solicita abertura no SEI.

7) Como se tornar um servidor público da UEMASUL?
De acordo, com a Lei no 6.107/94, Art. 8o – São requisitos básicos para investidura em cargo público: I – nacionalidade brasileira; II – gozo dos direitos políticos; III – quitação com as obrigações militares e eleitorais; IV – nível de escolaridade ou habilitação legal exigida para o exercício do cargo; V – idade mínima de 18 anos; VI – aptidão física e mental. Os interessados devem ficar atentos às publicações dos editais e às datas de inscrições e provas. É necessário, também, que o candidato satisfaça todos os requisitos exigidos no edital para o cargo a que vai se submeter.

8) Quais serviços online de perícia médica estão disponíveis no sistema IPREV?

O atendimento pericial para todos os servidores públicos do estado do Maranhão ficou mais simples. Os servidores com atestado médico de até 15 (dias), deverão passar pela perícia médica para homologação do atestado, e o próprio servidor/servidora enviará scaneado o atestado médico, RG e CPF ao Sistema de Perícia Médica pelo link: www.iprev.ma.gov.br/pericia-medica/.

É importante saber que o sistema da perícia médica poderá ser utilizado para as seguintes solicitações:

  • Concessão de insalubridade em órgãos estaduais (adicional de insalubridade);
  • Homologação de atestados médicos (até 15 dias);
  • Licença para tratamento de saúde;
  • Prorrogação de licença para tratamento de saúde;
  •  Licença para acompanhar pessoa da família;
  • Prorrogação para acompanhar pessoa da família;
  • Perícia Médica para posse de servidor públicos estadual aprovados em concurso públicos;
  • Avaliação para fins de Isenção de Imposto de Renda;
  • Readaptação de função;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão para dependentes inválidos e outros serviços.

No preenchimento do formulário para determinado serviços, é necessário fornecer um número de telefone e um e-mail válido. É através dele que o IPREV entrará em contato e avisará a data da perícia ou eventuais problemas. O resultado da avaliação pericial será encaminhado por e-mail.

A lista de documentos necessários em cada caso, está disponível na plataforma do IPREV, que deverão ser escaneados para anexar no sistema/IPREV.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo IPREV
Telefone: (98) 3042-1404
E-mail: pericia.medica@iprev.ma.gov.br

1) Quais são os recursos e instalações disponíveis para os estudantes na UEMASUL?
A UEMASUL conta com uma variedade de recursos e instalações para apoiar os estudantes em sua jornada acadêmica, incluindo bibliotecas, laboratórios especializados, centros de pesquisa, salas de estudo, espaços de convivência, áreas esportivas e sala de amamentação.

2) Onde a universidade está presente?
A UEMASUL possui três campi e seis unidades acadêmicas que estão localizados nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Estreito. No campus Açailândia funciona o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL). O campus Estreito possui o Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL). E o campus Imperatriz está organizado em quatro centros de ensino: o Centro de Ciências Agrárias (CCA), o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS).
A universidade também possui quatros Unidades Avançadas nas cidades de Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios. Nessas unidades funcionam o programa de formação de professores, Caminhos do Sertão.


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