Infância

Cursos de Pedagogia promovem atividades com crianças na Semana mundial do brincar

A programação contou com palestras, brincadeiras, atividades lúdicas e sessão de cinema realizadas na instituições e em escolas da rede municipal.

As crianças participaram ativamente das  atividades durante todos os dias. Foto: Ascom/UEMASUL.

Não há dúvidas sobre os benefícios do brincar  na primeira infância. É durante essas atividades que a criança se expressa e desenvolve habilidades e capacidades importantes como atenção, memória, cognição e imaginação. No entanto, ao longo dos anos, algumas brincadeiras foram substituídas por jogos de videogames e smartphones, deixando de lado a interação e a troca durante o brincar.

A Semana mundial do brincar, idealizada pelo movimento Aliança pela infância, é uma campanha que tem como objetivo, sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância, promovendo atividades lúdicas em escolas, universidades e espaços públicos.  Com o tema “Vem pra roda – No Ritmo do Brincar””, o evento reforça que o símbolo da campanha de 2024 é mais do que um círculo, sendo um convite para que todos participem e reconheçam que o brincar é essencial para a criança.

A UEMASUL participou da Semana do brincar com atividades organizadas por professores e acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSTL), campus Imperatriz e do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia. Por meio de palestras, sessão de cinema e ações lúdicas desenvolvidas na instituição e em escolas da rede municipal, a programação foi desenvolvida no período de 20 a 24 de maio.

A acadêmica do 4º período do curso de Pedagogia, Yasmin de Sousa da Silva destacou sua experiência no evento. “Participar das atividades da Semana mundial do brincar é uma ótima oportunidade de explorar diferentes tipos de brincadeiras, temas, desenvolver projetos e estimular a criatividade. Essas atividades também promovem valores e desenvolvimento dos participantes. O brincar é necessário para o crescimento e desenvolvimento das crianças”.

Realizada desde 2009, a Semana mundial do brincar integra uma agenda de atividades temáticas que sempre acontecem em torno de 28 de maio. Organizado por pessoas e organizações de diversas cidades do país, a programação conta com brincadeiras, debates, palestras e outras atividades gratuitas que tem como objetivo, valorizar o direito ao brincar.

Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.