Cursos de Pedagogia e de Ciências Contábeis serão implantados no campus Estreito
Além dos novos cursos, foram discutidas e aprovadas várias minutas de resolução durante a 34ª reunião do Conselho Universitário.
O Conselho Universitário (CONSUN) reuniu-se nesta terça-feira, 25, para a 34ª reunião ordinária. A reunião teve início com a posse do novo membro, o bibliotecário Mateus de Araújo Souza. Na sequência foram apresentadas, discutidas e aprovadas as minutas de resoluções de criação, autorização de funcionamento e aprovação dos Projetos Pedagógicos (PPCs) do curso de Ciências Contábeis bacharelado e do curso de Pedagogia licenciatura para o Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito. O curso de Pedagogia já é ofertado no Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia e no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz.
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação desse dois cursos para o campus Estreito, propiciando à comunidade mais opções no ensino superior e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. O curso de Ciências Contábeis irá colocar no mercado de trabalho, profissionais capazes de compreender questões científicas, econômicas e financeiras e por meio do curso de Pedagogia teremos futuros pedagogos com grande formação cultural e científica”, disse a presidente do CONSUN, reitora Luciléa Lopes Gonçalves.
Além dos novos cursos, foram apresentadas, discutidas e aprovadas a minuta de resolução que revoga a resolução nº 062/2018 e dispõe sobre a criação e regulamentação do programa de monitoria acadêmica e a minuta que dispõe sobre a criação e regulamentação da política institucional de nivelamento acadêmico e do programa de Tutoria acadêmica de nivelamento.
O conselheiro Allison Bezerra Oliveira apresentou as minutas de resolução: que revoga o anexo único da resolução nº 230/2023 e regulamenta o Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional (BATI); que revoga o regulamento da Resolução nº 005/2017 e seus anexos; que regulamenta a criação dos grupos de pesquisa da UEMASUL; que revoga o anexo único da Resolução nº 177/2022 e estabelece novas normas para o Programa de incentivo à produção de inovação.
Foram discutidas ainda a minuta que adiciona atividades secundárias previstas na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) no CNPJ da UEMASUL e minuta que nomeia a coordenadora institucional do Programa de Iniciação à Docência 2024. Também foram apresentados para conhecimento dos conselheiros e conselheiras, o regimento do Programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede Bionorte (Ppg-Bionorte); o contrato de cessão parcial de patente – grupo Arboris e o acordo de cooperação para realização de estágio celebrado entre UEMASUL e UEMA.
Durante a reunião foram discutidas e homologadas as resoluções Ad referendum nº 294/2024, que altera o anexo único da resolução no 180/2022; nº 295/2024, que aprova o Projeto Pedagógico do curso de Geografia; nº 296/2024, que altera parcialmente a resolução nº 238/2023; e a nº 297/2024, que altera o art. 1°, da resolução nº 081/2019. A próxima reunião ordinária do CONSUN será realizada no dia 10 setembro.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |