Curso de Medicina da UEMASUL desenvolve o projeto de extensão “Laços de Afeto”
A palhaçoterapia é um método terapêutico que busca integrar o tratamento médico, de forma que a saúde do paciente possa ser observada em sua totalidade.
Proporcionar ludicidade com fins terapêuticos ao público infantil hospitalizado, a seus acompanhantes e aos profissionais de saúde envolvidos no tratamento, por meio da música, da conversação, de técnicas teatrais e de jogos infantis. Este é um dos objetivos do projeto de extensão “Palhaçoterapia em Ambiente Hospitalar: Laços de Afeto”, desenvolvido por estudantes do curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEMASUL. O projeto conta com a participação de 13 acadêmicos e acadêmicas, beneficiando cerca de 100 crianças que encontram-se internadas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz.
O “Laços de afeto” busca estimular a humanização e a prática de atividades sociais, contribuindo para um tratamento mais humanizado e para uma melhora clínica dos pacientes. “Essa é uma ação linda, que traz muita alegria, uma tranquilidade e descontração. Isso ajuda na recuperação das crianças, porque quando ficamos alegres, o corpo reage melhor”, destacou Beatriz Araújo Silva, uma das mães que acompanhava o filho de quatro anos que encontrava-se internado no hospital.
Os acadêmicos e acadêmicas são divididos em dois grupos que se revezam para as visitas semanais ao hospital infantil. O acadêmico Bruno Luiz de Paula Pereira, um dos participantes do Laços de Afeto, fala com entusiasmo sobre a importância das ações de palhaçoterapia. “Esse projeto tem uma importância muito grande no contexto de saúde pública. Ele envolve uma terapia alternativa que busca curar a doença das crianças sem utilizar medicamentos. Estamos aqui fazendo essa humanização para que a gente consiga acelerar o processo de recuperação delas”, explica.
O projeto Laços de Afeto foi criado para funcionar de forma vitalícia na instituição. Desta forma, todas as turmas de estudantes que entrarem para o curso de Medicina continuarão a desenvolvê-lo, e os médicos que saírem, já formados, continuarão a ajudar os novos acadêmicos no desenvolvimento do projeto.
Palhaçoterapia
A palhaçoterapia é um método terapêutico que busca integrar o tratamento médico, de forma que a saúde do paciente possa ser observada em sua totalidade. Os efeitos da utilização do palhaço de hospital no tratamento de crianças em situação pré-operatória, já foram estudadas cientificamente, e identificados maior alívio da ansiedade e recuperação mais rápida dos pacientes.
Além das atividades lúdicas, o projeto “Laços de Afeto” inclui ações complementares, como produção e distribuição de materiais como kits para desenho, livros de histórias infantis e educacionais. Também estão previstos no projeto campanhas de arrecadação para doações de brinquedos, alimentos, roupas e sapatos. No último dia 7, foram entregues brinquedos arrecadados às crianças internadas, em comemoração ao Dia das Crianças.