pré-vestibular

Cursinho Popular especial para mulheres é implantado no campus Açailândia

A turma é formada por 39 mulheres que agora tem a oportunidade de se dedicarem aos estudos e ingressarem no ensino superior.

As mulheres estão tendo a oportunidade de estudar e de se preparem para o ingresso no ensino superior. Foto: Ascom/UEMASUL.

A vulnerabilidade social de pessoas, famílias ou comunidades caracteriza-se por fatores como pobreza, violência doméstica, nível educacional, entre outros, que podem afetar o nível de bem-estar, resultando em uma exposição maior a riscos e a processos acentuados de exclusão e discriminação. Vários programas específicos para mulheres, desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal permitem acesso à educação e independência financeira, com o objetivo de transformar as realidades sociais.

Por meio de parceria com a secretaria municipal de Ação social e da secretaria municipal da Mulher, ambas de Açailândia, a UEMASUL implantou uma turma especial do Cursinho Popular para beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade. Para a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, um dos compromissos da instituição é  a realização de ações na sociedade, promovendo o acesso à educação. “A universidade tem o dever de desenvolver políticas públicas para a sociedade, promovendo a segurança, profissionalização e inclusão das mulheres no espaço universitário. Deste modo, se reduzem as desigualdades, com oportunidades de acesso ao ensino superior para todos”.

A turma que iniciou as aulas do cursinho em Açailândia é formada por 39 mulheres que agora têm a oportunidade de se dedicarem aos estudos e ingressarem no ensino superior. A aluna Jéssica da Silva Santos trabalha como auxiliar de escritório e não tinha tempo para estudar. “Está sendo uma experiência muito boa, que vai abrir várias portas pra mim. Eu achava que, de certa forma, estava com meu tempo perdido porque trabalho a tarde toda e não tenho tempo. Eu vejo o cursinho como uma oportunidade, porque tenho 25 anos e tive muito tempo perdido. Não corri atrás dos meus objetivos e agora estou fazendo isso”.

Visita especial de pró-reitores da UEMASUL e da secretária da Mulher durante uma das aulas do cursinho. Foto: Ascom/UEMASUL.

A secretária municipal da Mulher de Açailândia, Valéria Aquino Sousa, reforçou a importância das aulas na vida das participantes do projeto. “São mulheres que tiveram a oportunidade de voltar aos seus estudos. Algumas já haviam terminado o ensino médio e parado, outras estão ainda cursando. Então essa parceria incentiva as mulheres vulneráveis a dar continuidade aos estudos e eu agradeço imensamente por essa parceria, que é uma oportunidade ímpar. Que elas possam continuar os estudos, buscando a autonomia financeira e a autonomia como mulher”.

O Cursinho Popular é um programa realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), voltado para alunos de baixa renda, estudantes de escolas públicas e/ou bolsistas de escolas privadas que desejam realizar provas de vestibular, desenvolvido em Imperatriz e Açailândia, que este ano oferta duas turmas. Em uma das aulas, a turma das mulheres recebeu a visita da pró-reitora de Gestão e sustentabilidade acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante; do pró-reitor da PROEXAE, professor José Milton Lopes Pinheiro; do diretor do CCHSTL, professor Bruno Lucio Meneses Nascimento e da secretária municipal da mulher de Açailândia, senhora Valéria Aquino.

A ação reforça o compromisso da UEMASUL com a realização de políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Em Açailândia, a prioridade são as mulheres, para que tenham, por meio da educação, a possibilidade de projetar e buscar por mudanças de vida e por desenvolvimento pessoal e profissional.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.