Criada a Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Sustentabilidade
A entidade é um instrumento eficaz para gerenciamento de recursos humanos e materiais, destinados a projetos e programas das instituições apoiadas.
Publicado no Diário Oficial do Maranhão, no último dia 12 de dezembro de 2024, o 1º Termo da escritura pública de constituição da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Sustentabilidade (FAEPES), da UEMASUL. A fundação, que recebeu o nome do professor Frederico Almeida Rocha, tem a finalidade de colaborar com instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa e atender à comunidade em programas de desenvolvimento técnico, científico, de ensino, de extensão e de serviços em Ciência, Educação e Tecnologia em toda a região Tocantina.
Também fazem parte das ações da FAEPES, estimular os trabalhos de pesquisa, com apoio financeiro, material, técnico, científico e administrativo; patrocinar o desenvolvimento de novos produtos, equipamentos, sistemas e processos; promover, por meio de parceiros cursos de pós-graduação, extensão universitária, divulgação do conhecimento científico por meio de publicações especializadas e outros eventos que visem a melhoria do conhecimento; patrocinar bolsas de estudo e estágios, instituir auxílios a professores, pesquisadores e técnicos; dentre outros.
“A Fundação é uma grande conquista para a UEMASUL. Ela desempenha um papel crucial no fortalecimento das pesquisas acadêmicas e científicas no Brasil. São organizações privadas, sem fins lucrativos, criadas para apoiar as instituições públicas de ensino superior e pesquisa científica e tecnológica. Sua importância pode ser destacada em vários aspectos: gestão de recursos, fomento à pesquisa, flexibilidade administrativa, incentivo à inovação e apoio a pesquisadores e estudantes”, pontuou a reitora Luciléa Gonçalves.
A entidade, sem fins lucrativos, recebeu o nome de Fundação Frederico Almeida Rocha, em reconhecimento pela participação do professor no processo de criação e desenvolvimento do curso de Administração, de acordo com o diretor-presidente Antonio Pereira de Lucena Neto. “A fundação é de fundamental importância para a universidade e poderá prestar serviços também para outras instituições como UFMA, IFMA e outras que necessitem do apoio de uma fundação. A tendência a médio e longo prazos é ela crescer e contar com uma equipe de profissionais que possam realizar os nossos próprios vestibulares, concursos públicos e apoiar as atividades de intercâmbio nacional e internacional”.
A FAEPES irá colaborar em estudos, programas e projetos cujos objetivos atendam ao aperfeiçoamento dos meios de prestação de serviços à comunidade; executar atividade de assessoramento e consultorias no âmbito nacional e internacional; exercer e divulgar atividades que representem o desenvolvimento técnico, científico e cultural em parceria com instituições públicas e/ou privadas; prestar a entidades públicas e privadas, mediante remuneração, serviços técnicos voltados à realização de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares; cursos e treinamentos de capacitação e requalificação profissional e formação continuada, inclusive na modalidade Ensino a Distância (EAD) por meio de seus parceiros; estudos de reestruturação operacional/administrativa, atividades de consultoria em gestão documental, gestão de recursos humanos, gestão empresarial e consultoria técnica, especialmente em tecnologia da informação e comunicação; incrementar os recursos financeiros de seus parceiros para o fortalecimento de suas atividades e assinar convênios com entidades assistenciais e educacionais.
O primeiro Conselho Fiscal terá mandato de dois anos com os seguintes membros: Júlio Rodrigues, Antonio Pereira de Lucena Neto, Enéas Nunes Rocha, Francircley Sampaio Nobre, Francisco Robson Saraiva Martins, Iracema Rocha da Silva, Joel Gouvêa de Oliveira, José Sérgio de Jesus Salles, Júlio Rodrigues, Thiago Sousa Silva, Deny Jackson Sousa Magalhães, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Thiago Vale Pestana e Zuilho Rodrigues Castro. A diretoria executiva será constituída pelos seguintes membros: diretor-presidente Antônio Pereira de Lucena Neto; vice-diretor Presidente Hosannah Márcia Alves Bandeira; diretora administrativa; Iracema Rocha da Silva; vice-diretor administrativo; Francircley Sampaio Nobre; diretor financeiro; Zuilho Rodrigues Castro; vice-diretor financeiro; Francisco Robson Saraiva Martins.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação UEMASUL
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