reunião

CONSUN aprova regimento dos Centros de Ciências da UEMASUL

Os Centros de Ciências são órgãos diretamente vinculados à Reitoria e têm como finalidade planejar, supervisionar e gerenciar a execução das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Os documentos regimentais são importantes para a regulação do funcionamento da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Conselho Universitário da UEMASUL reuniu -se nesta terça-feira, 12 de setembro para a 31ª reunião ordinária. A reunião teve início com a posse de três novos membros, o pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro, a diretora do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa do CCHSTL, campus Açailândia, professora Gabriela Guimarães Jeronimo e o diretor do curso de Física do CCENT, professor Mauro Bogéa Pereira.

Na sequência foi apresentada pelo conselheiro José Sérgio de Jesus Salles, a minuta de resolução que estabelece o regimento dos Centros de ciências da universidade, que foi discutida e aprovada por unanimidade. Os regimentos são documentos importantes para a regulação do funcionamento da universidade. Outros dois regimentos já foram aprovados em reuniões anteriores, o regimento da Reitoria e o regimento dos Órgãos deliberativos, normativos e consultivos. Os Centros de Ciências são órgãos diretamente vinculados à Reitoria, e têm como finalidade planejar, supervisionar e gerenciar a execução das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A UEMASUL possui hoje seis Centros de Ciências: Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras  (CCANL), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A reitora e presidente do CONSUN, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves falou sobre a importância do regimento. “Hoje aprovamos mais um documento oficial e que trata de questões muito específicas da universidade, que trata do trabalho do diretor de curso e do diretor de centro, que são dois cargos fundamentais para que a universidade desenvolva suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão. Isso é um ganho institucional, porque nesse regimento há as questões das eleições, por exemplo, para darmos continuidade ao processo democrático da instituição. A partir da aprovação do estatuto da UEMASUL, temos a obrigação de elaborarmos todas a nossas normas”.

Com as novas posses, o Conselho Universitário soma 34 membros entre professores, técnicos e acadêmicos. Foto: Ascom/UEMASUL.

Dando seguimento à pauta da reunião foram apresentadas e homologadas a resolução Ad referendum nº 254/2023 – CONSUN/UEMASUL, que altera os valores constantes nos incisos XII, XIII, XIV e XV, do Art. 1º do Anexo Único da Resolução nº 239/2023, a resolução Ad referendum nº 255/2023 – CONSUN/UEMASUL, que cria e aprova o Regulamento do processo de seleção de candidatos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para preenchimento de vagas remanescentes do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES, a resolução Ad referendum nº 256/2023 – CONSUN/UEMASUL, que revoga a Resolução nº 201/2022 e regulamenta o Programa de Preceptoria Médica e Multiprofissional – PPMM e a Bolsa de Preceptoria para acompanhamento, supervisão, orientação e avaliação das atividades acadêmicas do curso de Medicina, a resolução Ad referendum nº 256 /2023 – CONSUN/UEMASUL, que revoga a Resolução nº 201/2022 e regulamenta o Programa de Preceptoria Médica e Multiprofissional  e a Bolsa de Preceptoria para acompanhamento, supervisão, orientação e avaliação das atividades acadêmicas do curso de Medicina, a resolução Ad referendum nº 257 /2023 – CONSUN/UEMASUL que prova a Instrução Normativa nº 001/2023, referente à Matriz Curricular do Projeto Pedagógico do curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde e a resolução Ad referendum nº 258 /2023 – CONSUN/UEMASUL, que aprova o Projeto Pedagógico do curso de Letras, Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas do CCHSTL.

Também foi apresentado aos conselheiros, o Acordo de cooperação celebrado entre a UEMASUL e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD). O acordo tem por finalidade estabelecer formas e condições pelas quais a UEMASUL e a FAPEAD reunirão esforços, recursos e competências para a realização conjunta de atividades, programas e projetos. A reunião foi finalizada com a apresentação do Relatório de execução orçamentária/financeira do segundo quadrimestre de 2023.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.