14/08/2024

Colóquio “Língua e linguagem: Diálogos sobre linguística aplicada e semântica”

O público-alvo do evento é a comunidade acadêmica e profissionais que atuam na área da linguagem e educação. Visando promover reflexões sobre os estudos em linguística aplicada e semântica da língua portuguesa.

O curso de Letras do  Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnologia e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, realizará nos dias 14 e 15 de agosto, o Colóquio: Língua e linguagem com o tema “Diálogos sobre linguística aplicada e semântica”. O colóquio é voltado para comunidade acadêmica e profissionais que atuam na área da linguagem e educação.

O objetivo do evento é promover um ambiente de discussão e reflexão sobre os estudos em linguística aplicada e semântica da língua portuguesa, explorando as conexões entre teoria e prática na análise da língua e linguagem. As inscrições são feitas de 25 de julho a 13 de agosto, via SigEventos, com certificação de 10 horas.

14/08 (quarta-feira)

13h30 às 18h | Cerimônia de abertura: Helen Cristine Santos e Amanda Lima – acadêmicas do curso de Letras.

Apresentação musical e apresentação teatral.

Palestra: sobre o livro “Refletindo sobre a prática da aula de português” da autora, Irandé Antunes.

Seminário 1 – Polissemia em memes.

Apresentação – Alessandra Vitória Mesquita Bezerra, Amanda Lima dos Santos, Antonia Ingrid Lopes Silva e Helen Cristine Santos de Paula – acadêmicas do curso de Letras..

Mesa 2: Como ensinar gramática contextualizada?

Responsável: Profa.Ma.Fernanda Suelen Freitas da Silva.

Seminário 2 – Semântica: abordagem conotativa e denotativa nas aulas de língua portuguesa.

Apresentação – Alzeneide Rocha Moraes Prates e Marcos André Moraes de Sousa – acadêmicos do curso de Letras.

Mesa 3: Não basta saber gramática para falar, ler e escrever com sucesso (Muito além da gramática- Irandé Antunes).

Responsáveis: Sarah Ludmilla Silva e Rayanne Carvalho – acadêmicas do curso de Letras.

Palestra: Semântica e livro didático: reflexões necessárias para o ensino de língua portuguesa.

Responsável: Profa.Esp. Daniela Ribeiro.

Momento Cultural – Poesia e canção.

15/08 (quinta-feira)

13h30 às 18h | Abertura – Momento cultural.

Mesa 1: Como a escola pode explicar erros gramaticais e inovações? (Irandé Antunes)

Responsável: Amanda Lima e Alessandra Vitória Mesquita – acadêmicas do curso de Letras.

Seminário 1 – Entendendo ambiguidades em propagandas.

Apresentação: Ana Paula Miranda Ferreira, Isabella do Amaral Martins, Kely Marinho Vieira e Milena Chaves Fortes – acadêmicas do curso de Letras.

Palestra: sobre o livro “A gramática na atividade discursiva: funções e limites” da autora, Irandé Antunes.

Responsável: Marcos André Morais e Alzeneide Rocha – acadêmicos do curso de Letras.

Seminário 2: Explorando memes e textos publicitários na compreensão de figuras de linguagem.

Apresentação: Bruna Caroline Alves de Sousa, Rayanne Carvalho Vale e Sarah Ludimilla Silva Dias – acadêmicas do curso de Letras.

Palestra: sobre o livro “ Muito além da gramática” da autora, Irandé Antunes.

Responsável: Milena Chaves  e Isabella do Amaral – acadêmicas do curso de Letras.

Palestra de encerramento: O jornal na sala de aula para anos finais do ensino fundamental: uma abordagem da semântica de contextos e cenários.

Responsável: Profa. Esp. Rafaete de Araújo

18h | Encerramento