campus Imperatriz

Cinco cerimônias de outorga de Grau marcam o semestre 2023.2

165 novos profissionais, de 11 cursos dos Centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) e Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), receberam o grau.

Muita alegria e emoção fizeram parte das cinco noites de solenidades de Outorga de grau. Fotos: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) por meio da pró-reitoria de Gestão e sustentabilidade acadêmica realizou, entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, as cerimônias de Outorga de Grau do semestre 2023.2, marcando a conclusão de uma etapa importante na vida de 165 novos profissionais, de 11 cursos dos Centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) e Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL).

Em clima de grande emoção, familiares e amigos prestigiaram as solenidades presididas pela reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves. Na primeira noite, 31 novos profissionais dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária (CCA), Ciências Biológicas, Física e Química (CCENT) receberam a outorga, e celebraram o início de uma nova etapa. Em seu pronunciamento, a reitora da UEMASUL,  falou aos novos profissionais. “A colação de grau é um momento de celebração, de anos de estudos , tanto para os discentes, como para o segmento administrativo e docentes da universidade. É a certeza de que a UEMASUL está cumprindo seu papel de formar profissionais competentes para diferentes áreas no Maranhão e no Brasil. Desejamos a todos e todas sucesso na carreira que escolheram e dizer, que a UEMASUL continua de portas abertas para a continuação de seus estudos.”

Na noite do dia 14, segundo dia de solenidade, 34 formandos dos cursos de Matemática (CCENT) e Administração (CCHSL), receberam a outorga de grau. A recém-formada Andreza Nunes Palmeira falou sobre a sua emoção. “É uma conquista. No começo a gente pensa que não vai conseguir, que não vai dar conta, mas pela graça de Deus deu tudo certo. Venho de uma família que sempre prezou muito pelos estudos e esse momento que é muito importante para mim e para eles. A UEMASUL foi muito importante nesse processo, com professores que me inspiraram nesse caminho.”

No terceiro e quarto dias das solenidades, 62 formandos dos cursos de Geografia, Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (CCHSL), vivenciaram uma noite memorável ao receberem seus diplomas em uma cerimônia repleta de alegria.

No último dia das solenidades,  38 formandos dos cursos de História e Pedagogia (CCHSL), completaram sua jornada acadêmica com êxito ao receberem seus diplomas. A noite foi marcada por um clima de festa e gratidão, com familiares e amigos presentes para celebrar a conquista de um sonho. Para o recém-formado em História, Bruno Duarte o momento foi muito especial sendo o primeiro da família a ter  ensino superior. “Pra mim é um momento gratificante porque apesar de ter me formado em cinco anos, estou lisonjeado esta noite, pois sou o primeiro da família com um curso superior, e meu pai e minha mãe não tem estudo. Agora estou indo a caminho de mais dois cursos, então é só o começo dessa jornada.” Encerrada mais essa etapa, os novos profissionais ingressam no mercado de trabalho com todos os conhecimentos e experiências adquiridos na UEMASUL.