Capes aprova três novos mestrados para a UEMASUL
Os cursos de Ciências Ambientais e Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar, fortalecem a pesquisa e inovação na universidade.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou três novos mestrados UEMASUL. Os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA), e Processos e Tecnologias Educacionais, tem previsão de início das primeiras turmas para o primeiro semestre de 2025.
Os novos mestrados, representam um marco e uma conquista significativa no âmbito da pós-graduação da instituição. As aprovações fazem parte da política de avanço e desenvolvimento promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) nos últimos dois anos, com o objetivo de aumentar o número de cursos ofertados pela universidade no interior do Maranhão.
O pró-reitor, professor Allison Oliveira, destaca a importância da aprovação destes novos cursos. “Os mestrados aprovados representam não só o aumento do número de programas de pós-graduação, mas também um avanço promovido pela PROPGI, em colaboração com professores, técnicos administrativos e pesquisadores, na reformulação da pós-graduação, pesquisa e inovação na UEMASUL”.
O programa de pós-graduação stricto sensu em Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA) é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), do campus Imperatriz. O curso terá duração entre 18 e 24 meses, e seu público-alvo é de profissionais graduados nas áreas das Ciências agrárias, naturais, humanas e sociais aplicadas ao agronegócio e afins.
Já o programa em Ciências Ambientais (PPGCA), vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas, (CCENT), campus Imperatriz. Com duração máxima de 24 meses, o curso será voltado para graduados nas diversas áreas das ciências, engenharias e áreas afins às ciências ambientais.
O mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais será voltado para egressos de cursos de licenciatura, Pedagogia e áreas afins. O curso será ofertado em rede com outras seis universidades: Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Para a reitora, professora Luciléa Gonçalves, o aumento na oferta de cursos de pós-graduação representa o compromisso da Gestão Superior no crescimento da universidade. “A aprovação desses mestrados é um compromisso da nossa gestão com a comunidade acadêmica. Agradeço a dedicação de todos os professores que se empenharam e acreditam no nosso trabalho e no crescimento da UEMASUL”.
Com a inclusão destes novos cursos, a UEMASUL passa a contar com quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo três mestrados e um doutorado. O Mestrado profissional em Letras é ofertado desde 2019, já o Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, é ofertado pela da Rede Bionorte e foi aprovado neste ano.