Campus Imperatriz promove dia D com oficinas e palestras sobre sustentabilidade
Algumas atividades foram desenvolvidas com alunos de escolas municipais dos ensinos infantil, fundamental e médio.
No Dia mundial do Meio Ambiente foram realizadas na UEMASUL palestras, oficinas e exposições com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e sociedade em geral para questões como preservação ambiental e aquecimento global. Algumas atividades foram desenvolvidas com a participação de alunos de escolas municipais dos ensinos infantil, fundamental e médio.
As visitas fazem parte de um projeto da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), com participação de estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL, responsáveis pela elaboração de brincadeiras e jogos educativos, utilizando materiais recicláveis como garrafas pets e papelão.
O grande destaque do dia D, foi a exposição de objetos do projeto de iniciação científica do curso de Biologia. O professor e diretor de curso, Zilmar Timóteo e seus orientandos realizaram o manejo sustentável do buriti na construção de materiais didáticos pedagógicos como jogos, e peças anatômicas para ensino de ciências. O projeto também se caracteriza como um trabalho de extensão, levando informações, e beneficiando comunidades mais carentes nas construções de objetos de arte para o desenvolvimento socioeconômico.
O Prof. Zilmar Timóteo Soares falou sobre a exposição sustentável que tem como matéria prima a fibra do buriti. “Utiliza-se a fibra do buriti preservando o próprio buritizal que muitos destroem porque não sabem como fazer. Nós temos uma riqueza belíssima, estamos no meio do cerrado, um dos biomas mais bonitos do nosso país e do mundo. Precisamos ensinar aos nossos alunos a preservar e cuidar. Com essa exposição, nós estamos mostrando isso, como são belas as coisas que a natureza nos oferece e que a gente pode aproveitar”.