FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Caminhos do Sertão realiza II Seminário acadêmico formativo multidisciplinar

O evento promoveu a socialização do conhecimento acadêmico científico produzido pelos estudantes.

No último fim de semana, dias 22 e 23 de junho, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão realizou o segundo Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar e a 5ª Jornada Integrativa. O evento ocorreu simultaneamente nas Unidades Avançadas de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, contando com a presença da equipe do programa e da gestão superior da UEMASUL.

Destinado aos acadêmicos dos cinco cursos oferecidos pelo programa (Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia), o seminário foi palco de palestras, oficinas sobre a produção acadêmico científica. Além disso, os alunos compartilharam suas experiências e apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, protagonizando o Seminário. Os trabalhos, orientados pelos professores que ministraram disciplinas durante os últimos semestres letivos, foram apresentados nas modalidades de comunicação oral e pôster.

“Não é fácil. Sabemos que muitas vezes temos que abdicar do nosso tempo com a família, com os colegas, porém, estamos em busca de algo melhor para o nosso futuro”, refletiu o acadêmico do curso de Matemática da Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, Francisco Evilasio Monteiro. “Há dois anos, quando fomos começar nosso curso, as pessoas falavam: “poxa, são quatro anos que você vai ficar em uma sala de aula, quatro anos estudando, perdendo o final de semana…”, mas eu sempre dizia que quatro anos passam de qualquer forma, o que vamos fazer nesse tempo? Quando findarmos esses quatro anos, estaremos formados, licenciados em um novo curso, e essa é uma satisfação muito grande,” comentou.

O objetivo principal do seminário foi promover a socialização do conhecimento acadêmico científico produzido pelos estudantes, familiarizando-os com a realização de pesquisas científicas e auxiliando-os no início da elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso.

A coordenadora do Programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, destacou que este é um momento de materialização da democratização de acesso ao ensino superior da UEMASUL nos municípios de sua jurisdição onde estão as Unidades Avançadas: “Os 4 semestres vencidos significaram os pilares da formação docente, com a oferta de disciplinas do núcleo básico/comum, nos cursos de Licenciatura. Essa base representa a solidez necessária para a continuidade da edificação de saberes importantes para o talhe profissional docente.”

A coordenadora também celebrou o sucesso e a importância do evento para os próximos períodos da graduação. “Os 50% restantes vão exigir de cada discente a vivência do amadurecimento acadêmico que inclui a iniciação científica. O Seminário multidisciplinar é um importante ensaio para que, ao chegar o 7º e o 8º períodos, nossos discentes estejam familiarizados com a elaboração de projeto e TCC. Planejamos com carinho e zelo os dois eventos e estamos felizes por tê-los cumpridos da melhor maneira possível! Estamos todos e todas de parabéns!”

O segundo Seminário acadêmico formativo multidisciplinar foi marcado por um intercâmbio rico de conhecimentos e pela consolidação do compromisso de promover uma formação sólida e qualificada. O evento uniu teoria e prática, fortalecendo a formação de professores que farão a diferença na educação do Maranhão.