Aula Magna aborda a educação pública como um direito de todos
A palestrante Izaura Silva foi professora por 35 anos na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e sua caminhada em prol do avanço da educação é reconhecida no meio acadêmico.
Na manhã da última quinta-feira (09), a 4ª turma do Mestrado em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participou da Aula Magna com o tema “A educação pública é realmente um direito de todos e todas?”. A palestra foi proferida pela professora Izaura Silva e a aula marcou o início das atividades da nova turma formada por 20 mestrandos.
O evento contou com a presença do reitor em exercício, pró-reitor de Administração e planejamento professor José Sérgio de Jesus Salles; do pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra; do diretor do Mestrado, professor Gilberto Freire e do coordenador de pós-graduação, professor Luciano Santos. Durante a aula, a professora Izaura ressaltou a importância do papel dos mestrandos no progresso da educação em Imperatriz e região.
O mestrando Eliesio Costa falou sobre a importância do tema. “Vimos que a universidade e a educação pública é uma luta de todos e, para que o ensino seja de fato para todos, é preciso o envolvimento e a colaboração de cada um”.
O programa de pós-graduação da universidade busca formar pesquisadores e professores qualificados, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. “Boa parte dos nossos estudantes não têm possibilidades de sair da cidade para continuarem estudando e o mestrado foi criado justamente para oportunizá-los. Daqui a pouco eles é quem vão estar no nosso lugar, coordenando os programas e as pesquisas da universidade”, pontuou o professor Gilberto Freire.
A Aula Magna é um momento de grande importância para a comunidade acadêmica da UEMASUL, que marca a entrada na universidade, e o tema destacou a relevância da educação pública para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social e o desenvolvimento da região.