Atividades com jogos educativos encerram disciplina de Libras
O evento ainda trouxe a oportunidade dos acadêmicos e acadêmicas da UEMASUL, ensinarem e aprenderem com as crianças da escola Bilíngue.
Na manhã de hoje (28), a turma do 7º período do curso de Pedagogia encerrou a disciplina de Libras com a apresentação de jogos educativos. A realização das atividades teve a participação dos estudantes da escola municipal de Educação Bilíngue para surdos, professor Telasco Pereira Filho. Os jogos educativos fazem parte do projeto “Ideias para ensinar Português para surdos”, e são baseados no livro da autora, educadora e linguista Ronice Quadros.
A professora Arlene Holanda falou sobre o papel pedagógico dos jogos no ensino da língua Portuguesa. “Visto que a língua materna dos surdos é a Libras, eles precisam aprender o português para poder interagir com as pessoas, com a língua majoritária. O objetivo é fazer com que o maior número possível de acadêmicos tenha conhecimento sobre esse material, sobre a possibilidade de trabalhar com esses alunos”.
O evento ainda trouxe a oportunidade dos acadêmicos e acadêmicas da UEMASUL, ensinarem e aprenderem com as crianças da escola Bilíngue. “Nem todos temos acesso à Libras, ou por falta de interesse ou por falta de oportunidade. Então, aqui a gente pratica também a inclusão, tanto para a universidade como para as crianças surdas. É algo que deveria ser incluído no nosso currículo escolar, porque a verdadeira inclusão seria essa, de todos saberem”, comentou a acadêmica Geovania dos Passos.