Aula de campo

Acadêmicos visitam o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí

Organizado pelo curso de Geografia, o grupo contou também com a participação de professores e integrantes do Museu CPATH da UEMASUL.

O Parque Nacional da Serra da Capivara abriga os registros mais antigos da presença humana nas Américas. Foto: Ascom/UEMASUL.

Nos dias 26 e 27 de julho, acadêmicos dos cursos de Geografia e História participaram de uma visita técnica ao Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na região Sudeste do Piauí. Os acadêmicos visitaram os sítios arqueológicos e os museus do Homem Americano e da Natureza. O grupo contou também com a participação de integrantes do museu CPATH e foi coordenado pelas professoras Elza Ribeiro dos Santos Neta e Liriane Gonçalves Barbosa.

Para Aylla Hallad, acadêmica de Geografia, a ida ao local foi uma oportunidade de observar na prática os aspectos geográficos. “Trazendo para o meu curso, aprendemos muito em relação a várias áreas, como a geologia, as formações rochosas, o clima, a vegetação e as caraterísticas próprias da região, que são muito diferentes em relação a outros lugares. Aqui podemos observar áreas de cânions e desfiladeiros”, comentou.

A experiência não se limitou somente às áreas externa e montanhosa. Como parte da visita, os alunos também visitaram o museu do Homem Americano, localizado no município de São Raimundo Nonato, no Piauí, para conhecerem a exposição permanente com resultados de mais de quatro décadas de pesquisas arqueológicas realizadas na região.

Os paredões de rocha do Parque da Serra da Capivara são ideias para estudo das formações geológicas. Foto: Ascom/UEMASUL.

No museu,  os acadêmicos conheceram também a teoria da pesquisadora franco-brasileira, Niéde Guidon, que argumentou que a chegada do homem ao continente americano aconteceu há mais tempo do que se imaginava e por caminhos diversos, em oposição a ideia de povoação, através do Estreito de Bering.

A acadêmica de História, Vanessa Vitória Rodrigues ressaltou que o museu do Homem Americano foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a nossa história. “Como historiadora apaixonada por arqueologia, poder ver de perto todas aquelas urnas funerárias foi de um valor inestimável. A sensação de estar diante de artefatos tão antigos, que guardam tantas histórias e segredos, é simplesmente indescritível. A visita foi uma jornada através do tempo, revelando a grandiosidade e a complexidade das civilizações que habitaram nossa terra.”, afirmou.

O roteiro da viagem contemplou ainda uma visita ao museu da Natureza, localizado no munícipio de Coronel José Dias, Piauí. Construído em uma região de grande concentração de sítios arqueológicos, o local propõe ao visitante uma viagem multissensorial, através de uma narrativa apresentada no decorrer da exposição, que mostra a criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e da flora.

Para Anderson Souza Silva, aluno de Geografia no Programa Caminhos do Sertão, a viagem proporcionada pela UEMASUL incentiva e amplia o conhecimento além da sala de aula. “A visita aqui ao Parque da Serra da Capivara foi esclarecedora, gostei de ver os fósseis, conhecer mais sobre os aspectos geográficos. Fiquei impressionado com a estrutura dos espaços e em conhecer melhor a nossa história”.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios da mais remota presença do homem na América do Sul. Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, tem como maior atrativo os registros rupestres pré-históricos, pintados ou gravados sobre as paredes e os afloramentos rochosos. As pinturas abordam uma grande variedade de formas, cores e temas, com registros pintados na rocha com cenas de caça, sexo, guerra e diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos habitantes pré-históricos daquela região.