Abertura de inscrições para doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia na UEMASUL
O programa de pós-graduação PPG-Bionorte tem como principal objetivo a formação de doutores na região da Amazônia Legal.
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE) abre inscrições para seu processo seletivo de doutorado, com uma oportunidade exclusiva para a UEMASUL. A universidade, que passou a integrar a Rede BIONORTE em março deste ano, oferecerá até sete vagas para sua primeira turma de doutorado, com início previsto para 10 de março de 2025.
As inscrições estarão abertas de 6 a 30 de setembro de 2024. Os interessados devem acessar o portal Bionorte para preencher o formulário e anexar os documentos necessários. A taxa de inscrição é de R$155,00.
O programa proporciona uma excelente oportunidade para aprofundar estudos nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia, com três linhas de pesquisa disponíveis em duas áreas de concentração: Biodiversidade e Conservação; Biotecnologia. O curso é presencial e exige dedicação integral, com duração de até 48 meses.
De acordo com a reitora, professora Luciléa Gonçalves, o primeiro doutorado é mais um passo para o crescimento da UEMASUL. “A chegada do Programa de Pós-graduação da Bionorte representa mais um avanço para a nossa universidade. Somos parte da Amazônia Legal e temos grande potencial em pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia. O curso trará uma grande contribuição para as pesquisas, a formação acadêmica, a preservação e a sustentabilidade”, afirma.
O programa de pós-graduação PPG-Bionorte tem como principal objetivo a formação de doutores na região da Amazônia Legal. A rede Bionorte iniciou a sua primeira turma em 2012 e atualmente conta com mais de 500 doutores formados e aproximadamente 400 matriculados. Na última avaliação quadrienal da CAPES, o curso recebeu conceito 5, uma nota considerada ótima, em uma escala de vai de 1 a 7.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), professor Allison Oliveira, destaca a contribuição do doutorado para o desenvolvimento da região.“O nosso curso vai contribuir com o avanço da ciência, da pesquisa e da formação de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, formando recursos humanos nas áreas de Biotecnologia e Biodiversidade de egressos da UEMASUL e da comunidade em geral de toda a região Tocantina do Maranhão”, disse Allison.
Atualmente a UEMASUL conta com 24 cursos de graduação, e um curso de mestrado, aberto em 2019. O curso de Mestrado em Letras, modalidade profissional, é o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto da universidade e o único da região, nesta área.
Para mais informações e para acessar o edital completo, consulte o portal Bionorte. O edital também está disponível no site da UEMASUL.