Abertas as inscrições da UATI para a turma de 2025
Selecionados por meio de edital, os participantes do programa participam de todas as atividades dos projetos desenvolvidos, além de aulas sobre temas transversais.

44 formandos e formandas, muito animados concluíram o programa em 2024. Foto: Ascom/UEMASUL.
Estão abertas até 14 de março de 2025, as inscrições para candidatos à Universidade Aberta à Terceira Idade da UEMASUL. Criado em 2018, o programa de extensão vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), tem o objetivo de priorizar as potencialidades do idoso a partir de 60 anos, por meio da implementação de múltiplas ações artísticas, corporais, criativas, para melhorar a qualidade de vida.
“A UATI é um programa muito importante para a constituição de uma universidade mais democrática e humana. Nós trazemos uma proposta baseada em projetos de extensão com finalidade de uma educação para o envelhecimento ativo e saudável, no entanto, nós aprendemos muito mais com eles”, pontuou o pró-reitor José Milton Lopes Pinheiro.
“A simples presença, nas salas, corredores e eventos institucionais nos faz repensar as estruturas físicas e teóricas de uma UEMASUL mais inclusiva e, com isso, avançamos muito. Então, somos gratos pela disponibilidade e carinho de cada um de nossos idosos com a UATI”, finalizou o professor.
As políticas de extensão fazem parte de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade.
Selecionados por meio de edital, os participantes do programa participam de todas as atividades dos projetos desenvolvidos, além de aulas sobre temas transversais, convivendo com a rotina da universidade, criando um espaço de convivência importante.
Também estão abertas até 12 de março, a seleção de propostas para o programa de extensão para projetos voltados para qualificações teóricas e práticas do idoso. Os projetos serão desenvolvidos por professores proponentes, acadêmicos bolsistas e voluntários.