Abertas as atividades do novo ciclo do Programa de Bolsa de Iniciação Científica à Docência
O evento contou com a participação de professores e acadêmicos dos campi Açailândia e Imperatriz.
Nesta quarta-feira (22) foi realizada a cerimônia de abertura oficial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2024-2026. O momento contou com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, vice-reitora, pró-reitores, professores supervisores e coordenadores de área.
Executado pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes na primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.
“O programa representa para os licenciados uma oportunidade de vivenciar o contexto da escola durante formação acadêmica e estabelecer a conexão entre formação teórica, pesquisa e prática. Desta forma, teremos um professor reflexivo e crítico, construído de fato no chão da escola e com possibilidades de contribuir da melhor forma possível na formação do conhecimento de seus futuros alunos, como também no fortalecimento da interação universidade e escola”, explicou a coordenadora institucional do programa, professora Ivaneide de Oliveira Nascimento.
Composto por um projeto institucional e oito subprojetos, foram selecionados para o programa 54 supervisores da educação básica e 448 alunos dos cursos de licenciaturas de Biologia, Pedagogia, Geografia, História, Física, Matemática, Química, Letras Inglês e Letras Português para atuarem nas escolas das redes de ensino municipal e estadual de Imperatriz e Açailândia.
Ao longo do programa, os alunos selecionados serão acompanhados por professores supervisores e coordenadores de área que planejarão as atividades que serão desenvolvidas nas escolas. Além de disponibilizar 10 horas semanais, os bolsistas selecionados terão que apresentar os resultados parciais e finais das ações desenvolvidas ao longo do ano.
Acadêmica do 8° período do curso de História, Izabella Taynara de Assis Moura, vê o programa como uma oportunidade de ganhar experiência. “Por ser uma bolsa de iniciação à docência, o PIBID abre muitas possibilidades para os acadêmicos porque, de maneira geral, ele nos conecta com pessoas que estão a mais tempo exercendo a futura profissão que escolhemos ao entrar na UEMASUL. E ao estarmos em contato com essas pessoas, podemos tirar dúvidas, pedir conselhos e observar a realidade da sala de aula”.
A abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Imperatriz Wyden (FACIMP), com a mesa-redonda “PIBID como política de formação de professores”, mediada pela pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante.
Escolas selecionadas
Centro de Ensino Mourão Rangel, Centro de Ensino União, Escola Municipal Mariana Luz, Centro de Ensino Nascimento de Moraes, Centro de Ensino Tancredo Neves, Escola Municipal Madalena de Canossa, Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, Escola Municipal Eliza Nunes, Centro de Ensino Estado de Goiás, Centro de Ensino Professor Ednan Moraes, Centro de Ensino Graça Aranha, Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Escola Municipal Darcy Ribeiro, Centro de Ensino Amaral Raposo, Centro de Ensino de educação de Jovens e Adultos II, Escola Municipal José Alberto Lazarini, Escola Municipal Crislaine Gonçalves Morais, Centro de Ensino Joviana Silva Farias, Escola Municipal Jesus de Nazaré, Escola Municipal Santa Laura, Escola Municipal Fraternidade, Escola Municipal Santos Dumont, Escola Municipal Giovanni Zanni, Centro de Ensino Delahê Fiquene, Colégio Militar Tiradentes II e IEMA.
Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
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