Estudantes da UEMASUL promovem eleições para Centros Acadêmicos
Cada representante eleito poderá reivindicar melhorias para os cursos e outras questões dentro da universidade.
O DCE da UEMASUL realizou na última quinta-feira (30), as eleições para os representantes dos centros acadêmicos dos cursos de Física, Matemática, Pedagogia e Geografia, que atuarão junto com o DCE. Os demais cursos da universidade não foram contemplados com a eleição, em razão de alguns deles ainda não estarem com os centros acadêmicos ativos, conforme informações do presidente do DCE.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) representa os estudantes de uma universidade e existe nas instituições de ensino que oferecem mais de quatro cursos superiores. O mesmo tem a função de debater problemas relacionadas à instituição, por meio da mobilização estudantil. Além disso, promove atividades culturais, calouradas, assembleias, e eleições de Centros Acadêmicos (CA), que é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso específico. Por ser uma entidade, existe um respaldo maior de diálogos com professores, diretores e reitoria.
O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Júlio Cezar Nascimento ressaltou a relevância destas escolhas para o funcionamento da universidade: “Cada curso tem que ter sua representação máxima, seu grupo de atuação, para junto ao DCE reivindicar melhorias para os cursos, defendendo os direitos estudantis, buscando um movimento mais autônomo e legítimo dentro da universidade”.
A estudante do curso de Pedagogia Larissa de Souza falou sobre a importância do engajamento dos estudantes na escolha dos representantes do CA: “O centro acadêmico recentemente estava sem representante. Nós queremos reativar esses centros que estavam apagados para os próprios acadêmicos aqui da UEMASUL. Acho muito importante, pois o CA é a nossa voz diante da universidade, somos nós que fazemos a academia, pois sem os estudantes não existe universidade que funcione”, ressalta.
Resultado das eleições dos CAs:
Centro Acadêmico do curso de Pedagogia
Chapa: Pedagogia em ação: 70 votos a favor e um voto contra
Centro Acadêmico de Física:
Chapa Albert Einstein: 22 votos a favor e um voto contra
Centro Acadêmico de Geografia:
Chapa Milton e La Blache: 38 votos (unanimidade)
Centro Acadêmico de Matemática:
Chapa: Euclidianos (apesar de apenas 29 votos, a chapa foi legitimada pelo presidente do DCE)