SALA DE IMPRENSA

inovação

Projeto de inovação tecnológica é aprovado em edital da FAPEMA

O objetivo do projeto é possibilitar o treinamento de estudantes e futuros profissionais de engenharia agronômica e áreas afins, na utilização de drones na agricultura.


Ascom UEMASUL

A aeronave é usada para monitoramento de lavouras, aplicação de defensivos agrícolas e dispersão de sementes. Foto: Internet.

O projeto de inovação tecnológica “Laboratório de Irrigação, Hidráulica e Hidrologia LIHH/CCA/UEMASUL” foi aprovado por meio do Edital nº 17/2022, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Wilson Araújo da Silva e professora Dra. Cristiane Matos da Silva, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

“Muitos de nossos estudos são financiados por meio dos editais oferecidos pela instituição, o que nos permite avançar em investigações importantes para a gestão sustentável da água e do solo. Esse suporte fortalece a capacidade técnica da equipe e contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras e práticas, que podem ser implementadas nas comunidades rurais. É inegável que a FAPEMA é um importante ator na construção de um futuro mais sustentável para o Maranhão”, afirmou o professor Araújo.

O objetivo do projeto é possibilitar o treinamento de estudantes e futuros profissionais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e áreas afins, na utilização de drones na agricultura, no mapeamento agrícola e ambiental e na aplicação aérea de sementes, adubos sólidos e defensivos agrícolas biológicos e não biológicos.  A tecnologia agrícola informatizada tem proporcionado grandes avanços nas práticas agrícolas convencionais, especialmente, com os avanços ocorridos nas áreas da mecanização como máquinas autônomas sem piloto guiadas por GPS e o uso de drones na agricultura apoiado pela informática aplicada ao campo.

As atividades estão sendo desenvolvidas em duas etapas. A primeira etapa é teórica e ocorre no laboratório de Irrigação, Hidráulica e Hidrologia e no campo experimental do CCA. No laboratório, são realizados os estudos de aprofundamento sobre as regras para a utilização correta de drones e diversos treinamentos executados pelos professores responsáveis por meio de palestras, e minicursos para a comunidade acadêmica. A segunda etapa está prevista para iniciar em maio deste ano, com treinamento de operação dos drones por meio da realização dos voos seguros e de acordo com a legislação dos órgãos regulamentadores.

Acadêmicos bolsistas e voluntários desenvolvem ações dos projetos nas comunidade de Imperatriz, Cidelândia e João Lisboa. Fotos: equipe dos projetos.

O drone agrícola é um importante instrumento utilizado atualmente pela tecnologia agropecuária no apoio da gestão moderna das fazendas e produção das culturas. A diversidade de usos do equipamento trouxe melhorias e avanços relevantes em inovação e tecnologia para o setor. Além da possibilidade da coleta de informações automatizadas e do uso da técnica da fotogrametria aérea na produção de mapas topográficos e mapas temáticos, os drones também possibilitam a aplicação de defensivos agrícolas de maneira eficiente e com economia da ordem de 60% se comparada com aplicação convencional. 

“Incentivar, nos espaços de inovação tecnológica, a busca de conhecimento sobre a tecnologia de uso de drones, para coletar automaticamente, informações que possam contribuir diretamente com o manejo da agricultura é muito importante na formação dos novos profissionais de Engenharia Agronômica, pelo fato da agricultura estar cada vez mais baseada na tecnologia da informação, possibilitando contribuir com o desenvolvimento agrícola do Estado do Maranhão”, pontuou o professor.

No Laboratório de Irrigação, Hidráulica e Hidrologia (LIHH), são desenvolvidos vários projetos de pesquisa, ensino e inovação tecnológica. Foto: Ascom/UEMASUL.

LIHH

O laboratório de Irrigação, Hidráulica e Hidrologia (LIHH), localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) é um espaço dedicado ao ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.  Várias ações de inovação já foram realizadas no LIHH: estudos sobre bombeamento de água no meio rural utilizando tecnologia de baixo custo; pesquisas propondo melhorias no consumo de água na agricultura, utilização de carneiros hidráulicos e bombas de sucção sifonadas no meio rural, melhorias do carneiro hidráulico alternativo, construção de válvulas de pé caseira, dentre outros, nos municípios de Imperatriz, Cidelândia e João Lisboa.

Desde 2020, são realizadas ações de inovação tecnológica no laboratório, possibilitando a criação do primeiro grupo de estudos de inovação tecnológica sobre o uso de drones na agricultura e a aprovação do primeiro projeto de inovação tecnológica PIBIT/UEMASUL/FAPEMA “Uso de drones de baixo custo no mapeamento agrícola”, que já foi desenvolvido e teve como objetivo estudar e incentivar o uso de drones na agricultura, motivado principalmente pela tecnologia agrícola informatizada. O pioneirismo nessa linha de pesquisa na UEMASUL tem gerado bons frutos, como a publicação de artigos científicos, capítulo de livro, TCCs e treinamentos para a comunidade acadêmica e não acadêmica, sobre as inúmeras possibilidades de utilização e aplicação dos drones.

 


Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.