UEMASUL implanta logística reversa de coleta de eletroeletrônicos
A logística reversa é um conjunto de atividades com o objetivo de recolher, transportar e dar destino adequado aos produtos e materiais descartados.
A UEMASUL assinou contrato de parceria com a gestora para resíduos de equipamentos eletroeletrônicos Green Eletron, para receber três Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de coleta de equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias portáteis, que já se encontram disponíveis para toda a comunidade, no campus Centro, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e no campus Açailândia. O Acordo de parceria foi apresentado na 35ª reunião ordinária do Conselho Universitário. A iniciativa partiu da direção do curso de Física, por meio do professor Mauro Bogéa Pereira, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE).
Os coletores estão aptos a receberem pilhas, desktops, notebooks, impressoras, aparelhos celulares, tablets, monitores, retroprojetores, scanners, suprimentos de impressão, eletroportáteis em geral, partes e peças de equipamentos eletroeletrônicos, dentre outros.
“O descarte indevido de eletrônicos gera danos ao meio ambiente e à saúde pública. Com a instalação dos coletores, a UEMASUL não só amplia o debate e a conscientização sobre a necessidade de um descarte consciente e estruturado, mas materializa uma ação efetiva, chamando toda a comunidade a vir à UEMASUL descartar seus eletrônicos que estão no fim da sua vida útil. Que essa seja uma ação transformadora na região”, pontuou o professor Mauro.
A universidade participa ativamente de projetos voltados para a preservação ambiental e de sustentabilidade, promovendo pesquisas sobre biodiversidade, reflorestamento, e práticas de preservação dos biomas locais. Esta parceria irá reforçar a conscientização na comunidade promovendo o descarte dos eletrônicos da forma correta.
“A PROEXAE é parceira nessa realização pois é uma ação de caráter extensionista, que parte da compreensão de uma demanda social e que se apresenta como oportunidade à comunidade de refletir sobre descarte consciente de materiais eletrônicos. Quando a universidade se estabelece como ponto de coleta, ela se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente ao ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis. Então, com esta e outras ações, damos nossa contribuição na missão tão importante, necessária e urgente da preservação do meio ambiente”, afirmou o pró-reitor, professor José Milton Lopes Pinheiro.
A Green Eletron é uma empresa nacional que tem o propósito de gerir e promover as ações de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis, em fim de vida útil, por meio da implementação de um sistema coletivo para operacionalizar a logística reversa de forma mais eficiente e econômica para suas empresas associadas.
A logística reversa é um conjunto de atividades com o objetivo de recolher, transportar e dar destino adequado aos produtos e materiais descartados, de forma que possam ser reutilizados, reciclados ou descartados de forma segura. A atividade é uma solução para evitar diversas formas de poluição.
A implementação da logística reversa de eletroeletrônicos se baseia na lei Federal n° 12.305/2010, Política nacional dos resíduos sólidos e no Acordo setorial e decreto Federal n° 10.240/2020, que estabelece metas quantitativas e geográficas a serem cumpridas entre 2021 e 2025. Para atingir estas metas, são estabelecidas parcerias com os setores público e privado para instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV).
Atualmente, a Green Eletron conta com mais de 1282 PEVs distribuídos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, e em Imperatriz já existem três pontos de coleta. A parceria com a UEMASUL irá contribuir para o atingimento das metas propostas, sensibilizando as comunidades interna e externa.
Acesse a lista completa dos produtos que podem ser descartados em greeneletro.org.br.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |