Editora da UEMASUL lança suas primeiras obras
A editora tem os objetivos de disseminar o conhecimento, difundir e preservar a cultura, incentivar a disseminação de pesquisas e produção intelectual, entre outros.
A editora da UEMASUL lançou seus primeiros exemplares durante a VII Semana Acadêmica de Pesquisa, Extensão e Inovação (SAPIENS). A editora foi criada por meio da Resolução n° 251/2023 – CONSUN/UEMASUL, durante a 30º reunião ordinária do Conselho Universitário, e é responsável pelo apoio à produção intelectual dos docentes e pesquisadores e pela publicação digital de livros.
A coordenadora da Editora, professora Dra. Aichely Rodrigues da Silva, explicou a importância das publicações. “Uma editora universitária na região Tocantina do Maranhão servirá como um impulso para o progresso acadêmico, cultural e social, reforçando a identidade local, incentivando a educação de qualidade, e a pesquisa local; disseminando o conhecimento acadêmico e integrando a comunidade. A editora também promove visibilidade aos trabalhos de pesquisadores locais e incentiva a pesquisa científica voltada para resolver problemas específicos da região Tocantina do Maranhão. As primeiras publicações demonstraram a riqueza das pesquisas nas diversas áreas do conhecimento”.
Além de disponíveis digitalmente, dois exemplares de cada obra foram doados para a Biblioteca Central da UEMASUL, campus Imperatriz e também serão doados alguns exemplares para a Universidade Federal do Maranhão, campus (UFMA).
São objetivos da editora: disseminar o conhecimento em suas mais diversas escalas; difundir e preservar a cultura por meio de publicação de livros; incentivar a disseminação de pesquisas e promover sua divulgação; incentivar a produção intelectual de interesse para o ensino, pesquisa, extensão e inovação; manter intercâmbio com entidades congêneres, com vistas à coedição de títulos de interesse comum e à divulgação e distribuição de livros ou outros formatos; executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas por autoridade competente.
Uma das autoras da coletânea: Literatura e memória: tecendo narrativas afrocentradas para uma educação antirracista, profa. Dra. Edna Sousa Cruz, falou sobre a concepção da obra. “Esta coletânea materializa uma ação conjunta de pessoas para quem a luta antirracista é uma pauta cara. Sabemos que a história sobre o povo negro foi tecida por ideologias e representações estereotipadas que por vezes foram fortalecidas na literatura e perpetuadas por meio da memória coletiva. O trabalho com literatura e memória sob o viés do empoderamento do povo negro para nós, organizadores e colaboradores deste livro, apresentou-se como oportunidade de desconstruirmos a história única que habita no imaginário social seja sobre a Àfrica ou sobre o povo afro-brasileiro. Essa desconstrução, no livro, passa pela discussão da representatividade negra, que bem sabemos na literatura ainda é tímida. Nesse sentido esta coletânea, ao pensar em uma educação antirracista em uma sociedade ainda aversa às questões raciais, afigura-se lugar de micro resistência e de insurgência”.
Conheça as obras que estão disponíveis no Acervo de livros digitais da Editora.
Reflexões e práticas na integração da educação e saúde (Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento, Ma. Patricia Kecianne Costa Coelho, Ma. Samary Pinheiro Coelho).
Literatura e memória: tecendo narrativas afrocentradas para uma educação antirracista (Dra. Edna Sousa Cruz, Ma. Rute Maria Chaves Pires, Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo).
Surdos em foco: desafios e possibilidades inclusivas (Dra. Cláudia Lúcia Alves).
Um olhar multidimensional e interdisciplinar na assistência à saúde da mulher (Dra. Raquel Vilanova Araújo, Ma. Flávia Ferreira Monari).
De Humani arte: fantásticas lições de futuros médicos (Dr. Alexandre de Albuquerque Mourão, Ana Beatriz Paixão Rodrigues, Maria das Graças Mendes Rodrigues).
Estratégias pedagógicas para o ensino da língua portuguesa como L2 no processo de letramento do aluno surdo (Ma. Lisanir Cardoso Chaves, Dra. Maria da Guia Taveiro Silva).
Pescando Conhecimento: ciência e perspectivas para o pescado do Maranhão e Brasil (Dr. Diego Carvalho Viana, Dr. Germán Augusto Murrieta Morey).
Patrimônio histórico-cultural do Sudoeste Maranhense (Dra. Aichely Rodrigues da Silva, Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro).
As inscrições de chamada pública para publicação de livros, coletâneas e material didático-pedagógico, em formato digital, pela Editora UEMASUL, serão realizadas até 03 de março de 2025, por meio do Edital nº 01/2024-EDUEMASUL.