UEMASUL lidera projeto de inovação aprovado pelo CNPq
A iniciativa prevê a implantação de laboratórios makers em 30 escolas dos ensinos fundamental e médio, em cinco cidades maranhenses.
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com outras instituições de ensino, aprovou junto ao CNPq, um projeto de grande impacto para a educação básica do estado, intitulado “Inova parque: rede laboratorial de inovação para uma ciência criativa”. O projeto prevê a implementação de laboratórios makers em 30 escolas municipais e estaduais do Maranhão, com o objetivo de promover o letramento digital e a educação científica nas unidades de ensino.
A iniciativa foi contemplada na chamada pública “CNPq/MCTI/FNDCT CONECTA E CAPACITA n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola”, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), sob a execução e fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto será coordenado pela professora doutora Liriane Gonçalves Barbosa, do curso de Geografia da UEMASUL, e envolve a colaboração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Aberta do Brasil – unidade de Açailândia, museu CPHAT, além das secretarias de educação de Açailândia, Imperatriz, Buriticupu, Ribamar Fiquene e secretaria de estado da Educação.
A divulgação da aprovação do projeto ocorreu na quinta-feira, 07 de novembro, durante o Encontro Nacional de Popularização da Ciência (ENPC), realizado em Brasília, dentro da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento contou com a presença das autoridades: presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de estado, representantes da Unicef e de instituições de ensino, professora Dra. Liriane Gonçalves Barbosa, professor Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento, professora Ma. Karla Janys Nascimento, secretária municipal de educação de Açailândia e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
O projeto visa transformar a educação básica, promovendo o desenvolvimento de habilidades digitais e científicas entre estudantes e educadores, com foco em metodologias ativas e na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), tendo como principal objetivo a criação de ambientes inovadores de aprendizagem. Os laboratórios makers nas escolas serão divididos em três tipos: Gamificação, Robótica e Fábrica Digital (modelagem 3D), com a escolha dos tipos de laboratórios a serem implementados de acordo com a infraestrutura das escolas participantes.
As escolas participantes do projeto “Inova parque” foram selecionadas em cinco municípios maranhenses, contemplando os ensinos fundamental e médio. Em Açailândia, serão beneficiadas seis escolas de ensino Fundamental e uma de ensino Médio. No município de Bom Jesus das Selvas, uma escola de ensino Médio participará da iniciativa. Buriticupu contará com três escolas de ensino Fundamental, enquanto Imperatriz será o município com o maior número de escolas envolvidas, com 13 unidades de ensino Fundamental e cinco de ensino Médio. Já o município de Ribamar Fiquene terá uma escola de ensino Fundamental incorporada ao projeto.
As atividades de aprendizagem previstas no projeto incluem o desenvolvimento de ações voltadas para tecnologias sociais assistivas, além da criação de produtos, equipamentos, dispositivos e recursos que utilizam inovação tecnológica para solucionar ou mitigar problemas locais. A coordenadora do projeto, professora doutora Liriane Gonçalves Barbosa, explicou que as atividades estarão alinhadas com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e com as metas do Plano Maranhão 2050 e do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), contribuindo para o alcance das metas nacionais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a adaptação às mudanças climáticas no estado.
“O projeto surge como uma iniciativa imprescindível para fomentar o desenvolvimento científico e a criatividade entre os estudantes do Maranhão. Em um contexto onde a educação é a chave para a transformação social, a criação de laboratórios de inovação nas escolas representa um passo significativo para a formação de jovens mais preparados para os desafios do futuro. O Inova parque não se limita ao ambiente escolar; ele busca integrar as comunidades, criando um espaço colaborativo que envolve alunos, professores, pais e profissionais da área científica. Essa rede de colaboração é essencial para o desenvolvimento de projetos que realmente atendam às necessidades locais, promovendo a inclusão e a participação ativa da população. Além disso, o projeto contribuirá para a formação de novos talentos no Maranhão, capacitando os alunos em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Essa formação é crucial para preparar a juventude maranhense para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e para o fortalecimento da economia local”, relatou a professora Liriane.
Mais Ciência na escola
O programa foi instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto nº 12.049, de 11 de junho de 2024, e faz parte de um pacote de ações para atingir os objetivos do programa “Escolas conectadas” para o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a implementação da educação digital, definida pela Política Nacional de Educação Digital (PNED). Alinha-se, também aos programas prioritários da educação básica, como o Programa de educação em tempo integral e o Escola das adolescências.
O “Mais ciência na escola” busca transformar a educação básica no país, promovendo um futuro digital e científico inclusivo e inovador para estudantes, professoras e professores, além do incentivo à educação e cultura científica nas escolas, da popularização da ciência e do desenvolvimento sustentável, por meio da implementação de laboratórios Makers e de planos de atividades voltados para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no ambiente escolar.
Equipe de pesquisadores e instituições da rede coordenada pela UEMASUL
UEMASUL
Profa. Dra. Liriane Gonçalves Barbosa (Imperatriz)
Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (Açailândia)
Profa. Ma. Jessica Almeida dos Santos (Açailândia)
Profa. Dra. Keilha Correia da Silveira (Imperatriz)
Profa. Ma. Luciene Santana Ferreira (museu CPHAT)
Prof. Dr. Yuri Rafael Leite Pereira (Imperatriz)
Profa. Dra. Taissa Caroline Silva Rodrigues (Imperatriz)
Prof. Dr. César Osvaldo Vasquez Flores (Imperatriz)
Profa. Esp. Ana Karolyne Santos Araújo (museu CPHAT)
Profa. Ma. Danielly Morais Rocha Marques (museu CPHAT)
IFMA
Prof. Dr. Antônio Jose Dias Vieira (Imperatriz)
Profa. Dra. Elisângela Guimarães Moura (Buriticupu)
Prof. Dr. Pablo Melquisedeque Souza e Silva (Buriticupu)
UFMA
Prof. Dr. Daniel Duarte Costa (Imperatriz)
UAB
Profa. Tania Regina Zanella Horster (unidade Açailândia)
Secretarias
Secretaria municipal de Educação de Açailândia
Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz
Secretaria Municipal de Educação de Ribamar Fiquene
Secretaria Municipal de Educação de Buriticupu
Regional de Educação – URE Açailandia (SEDUC – MARANHÃO)
Regional de Educação – URE Imperatriz (SEDUC – MARANHÃO)
Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
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