VII edição da SAPIENS premia 89 projetos de pesquisa, de inovação e de extensão
Foram premiados os acadêmicos e orientadores, com destaque para os principais trabalhos apresentados durante os três dias do evento.
Encerrada na última sexta-feira (08), a VII Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS) da UEMASUL, com o tema “Potencialidades e desafios da Inteligência Artificial no espaço acadêmico”, se consolida como o maior evento de divulgação científica da região Tocantina. Durante três dias, acadêmicos e acadêmicas apresentaram os resultados dos projetos de pesquisa, de inovação e de extensão, produzidos na universidade.
Coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), a programação desta edição contou com exposição de trabalhos, palestras, oficinas, minicursos e estandes interativos.
O acadêmico do do curso de Engenharia Agronômica, campus Estreito, Raifran Barros dos Santos, participa pela segunda vez do evento. “Tem sido gratificante participar dessa edição da SAPIENS, estar aqui apresentando os trabalhos, apresentando os resultados obtidos com a pesquisa. Fico imensamente grato por poder contribuir com a difusão do conhecimento e da informação na região Tocantina, mesmo com uma pequena parcela, isso tem impacto diretamente na vivência das pessoas da minha localidade e até tem mesmo na minha produção profissional”.
A SAPIENS fomenta a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, impulsionando a inovação e a disseminação do conhecimento científico. Ao apresentar os resultados de suas pesquisas, a UEMASUL demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região e com a democratização do acesso à informação.
Para o pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Pinheiro, a realização do evento promove a integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. “É uma oportunidade que nós, como universidade, temos de mostrar para as pessoas tudo aquilo que desenvolvemos em termos de pesquisa, inovação e extensão. E claro, a oportunidade dos nossos alunos de demonstrarem todo o percurso que trilharam até aqui, indo a campo, trabalhando e desenvolvendo seus trabalhos. ”
O pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Oliveira, reflete sobre o investimento que a universidade tem feito na ciência: “A SAPIENS cresceu, e esse crescimento tem se dado a partir de um investimento da universidade em aumento nos números de bolsas e programas. Pela primeira vez conquistamos bolsas de Iniciação tecnológica e obtivemos o maior número de bolsas CNPq aprovadas na história da UEMASUL. Isso é resultado da nossa reestruturação, de muito trabalho e comprometimento”.
Durante a solenidade, foi realizada a entrega da premiação para os acadêmicos e orientadores, dando destaque aos principais trabalhos apresentados durante todos os dias do evento. “Mais uma vez, juntos e juntas, realizamos uma edição histórica da Sapiens. Ano após ano, nossas pesquisas, realizadas por professores e alunos, contribuem para o desenvolvimento social e científico da região Tocantina pela UEMASUL”, afirmou a reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.
Foram premiados 46 projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), três projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr), três projetos do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), 28 projetos do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT), e três projetos de Ligas Acadêmicas. Além disso, nove estudantes se destacaram na apresentação oral, totalizando 89 projetos premiados.