Ações celebram o Dia internacional da terceira idade
As atividades fortalecem o sentimento de pertencimento e valorização dos idosos.
Em alusão ao Dia nacional do idoso e ao Dia Internacional da terceira idade, comemorados em 1° de outubro, foi realizado nos dias 02 e 04 de outubro o “Dia internacional da terceira idade: celebrando a vida”. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), por meio da Divisão de Serviço Social e Médico (DSSM), Núcleo de Assistência Psicológica (NAP) e Divisão de Recreação e Desportos, o evento teve como objetivo celebrar e reconhecer a importância das pessoas idosas para a sociedade.
A estagiária do DSSM e NAP, Izis Parreão comentou sobre a necessidade da promoção de ações voltadas para as pessoas da terceira idade. “Eventos como este, que celebram a vida e promovem a participação ativa dos idosos, são de enorme importância. Eles não apenas oferecem um espaço para trocas de experiências e reflexões sobre o desenvolvimento pessoal ao longo dos anos, mas também fortalecem o sentimento de pertencimento e valorização entre os idosos”.
Voltado para os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), o evento contou com atividades físicas, recreativas e culturais, além de uma roda de conversa direcionada para a saúde mental e para o resgate da história de vida dos idosos.
Para a aluna da UATI, senhora Iraci Souza Luz Percio, as atividades foram uma forma de destacar a importância dos idosos para a sociedade. “Essas ações que estão acontecendo nessa semana para nós, é muito gratificante, porque estamos nos sentindo vistos e respeitados. É muito bom a gente participar desses eventos que nos proporcionam conhecimento e mostram que nós ainda estamos com força para realizar muita coisa. Precisamos mostrar para a sociedade que estamos vivos”.
O envelhecimento da população é uma realidade apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, dos 203 milhões de habitantes registrados pelo Censo demográfico de 2022, 14,3% desse total corresponde à parcela de idosos, ou seja, 31,2 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Previsões realizadas pelo IBGE também apontam, ainda, que em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos que crianças entre 0 e 14 anos.