SALA DE IMPRENSA

Pós-graduação

Mestrado em Processos e tecnologias educacionais é aprovado pela Capes

Com essa nova conquista, a instituição agora oferece quatro programas de mestrado e um de doutorado.


Ascom UEMASUL

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o novo mestrado em Processos e tecnologias educacionais, ampliando a oferta de pós-graduações na UEMASUL. Com essa nova conquista, a instituição agora oferta quatro programas de mestrado e um de doutorado. Somente em 2024, foram aprovados quatro novos programas de pós-graduação Stricto sensu.

No dia 20 de setembro, a UEMASUL já havia obtido a aprovação dos mestrados em Ciências Ambientais (PPGCA) e em Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA), reforçando seu compromisso com a expansão da educação superior na região.

Esses novos mestrados representam um marco significativo no desenvolvimento da pós-graduação na UEMASUL. As aprovações são resultado da política de crescimento impulsionada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) nos últimos dois anos, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos no interior do Maranhão.

O pró-reitor de Pesquisa, pós-Graduação e inovação, professor Allison Oliveira, destacou a relevância das aprovações. “A criação desses três novos mestrados traz importantes oportunidades de formação para o estado do Maranhão e fortalece o papel da instituição como referência em educação superior na região Tocantina. A PROPGI, em parceria com professores, técnicos e pesquisadores, está comprometida com a reformulação e o crescimento da pós-graduação, da pesquisa e da inovação em nossa universidade”, disse o pró-reitor.

O mestrado em Processos e tecnologias educacionais será voltado para egressos de cursos de licenciatura, Pedagogia e áreas afins. O curso será ofertado em rede com outras seis universidades: Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O programa de pós-graduação Stricto sensu em Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA) está vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus Imperatriz. Com duração entre 18 e 24 meses, o curso é destinado a profissionais graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Naturais, Humanas e Sociais aplicadas ao agronegócio e afins.

Já o programa em Ciências Ambientais (PPGCA), ligado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), também no campus Imperatriz, terá duração máxima de 24 meses e será voltado para graduados em diversas áreas das Ciências, Engenharias e áreas correlatas às Ciências ambientais.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.