Capes aprova dois novos mestrados para a UEMASUL

Os cursos de Ciências Ambientais e Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar, fortalecem a pesquisa e inovação na universidade.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou dois novos mestrados na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA) tem previsão de início das primeiras turmas para o primeiro semestre de 2025.

Os dois novos mestrados, representam um marco e uma conquista significativa no âmbito da pós-graduação da instituição. As aprovações fazem parte da política de avanço e desenvolvimento promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) nos últimos dois anos, com o objetivo de aumentar o número de cursos ofertados pela universidade no interior do Maranhão.

O pró-reitor, professor Allison Oliveira, destaca a importância da aprovação destes novos cursos. “Os dois mestrados aprovados representam não só o aumento do número de programas de pós-graduação, mas também um avanço promovido pela PROPGI, em colaboração com professores, técnicos  administrativos e pesquisadores, na reformulação da pós-graduação, pesquisa e inovação na UEMASUL”.

O programa de pós-graduação stricto sensu em Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA) é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), do campus Imperatriz. O curso terá duração entre 18 e 24 meses, e seu público-alvo é de profissionais graduados nas áreas das Ciências agrárias, naturais, humanas e sociais aplicadas ao agronegócio e afins.

Já o programa em Ciências Ambientais (PPGCA), vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas, (CCENT), campus Imperatriz. Com duração máxima de 24 meses, o curso será voltado para graduados nas diversas áreas das ciências, engenharias e áreas afins às ciências ambientais.

Para a reitora, professora Luciléa Gonçalves, o aumento na oferta de cursos de pós-graduação representa o compromisso da Gestão Superior no crescimento da universidade. “A aprovação desses dois mestrados é um compromisso da nossa gestão com a comunidade acadêmica, agradeço a dedicação de todos os professores que se empenharam e acreditam no nosso trabalho e no crescimento da UEMASUL”.

Com a inclusão destes novos cursos, a UEMASUL passa a contar com quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo três mestrados e um doutorado. O Mestrado profissional em Letras é ofertado desde 2019, já o Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, é ofertado através da Rede Bionorte e foi aprovado neste ano.