20/09/2024

Setembro Amarelo & Azul

Evento voltado para prevenção ao suicídio e apoio à comunidade surda.

No dia 20 de setembro, ocorrerá o Setembro Amarelo & Azul, que abordará a prevenção ao suicídio e o apoio à comunidade surda, com o tema ‘Um olhar pela vida e inclusão da pessoa surda’. O evento será realizado pela Coordenadoria de Assistência à Saúde e Acessibilidade (CASA), com o apoio do Mestrado em Letras.

A programação acontecerá no Auditório I do campus Imperatriz e contará com transmissão online, com certificação de 5 horas para participações presenciais e 2 horas para participações online. As inscrições podem ser feitas no SIGEventos.

O objetivo do evento é estimular a conscientização e educação sobre os conceitos de saúde mental e inclusão, para combater o suicídio e também apoiar os desafios que a comunidade surda enfrenta.

Acesse o link para acompanhar a programação online.

20/09 (sexta-feira)

07h30 | Credenciamento.

08h30 | Mesa-redonda

Tematica 1 – Prevenção ao suicídio: cuidando da saúde mental – Marlene Costa Lima – Presidente do Comitê de Promoção a Vida e Prevenção ao Suicidio.

Tematica 2 – Saúde mental na Comunidade Surda – Psicólogo Pedro Henrique de Alencar CRP 10/08787.

Tematica 3 – Acessibilidade e inclusão do surdo no espaço da Saúde – Professor Antônio Michel de Jesus de Oliveira Miranda.

10h50s | Oficina

Oficina 1 – Libras – Professora Intérprete Marciley Soares Fernandes Pontes.

Local: prédio l –  bloco 3, pavilhão  2 – sala 3.

Oficina 2 – Depressão e Ansiedade: como lidar? – Psicóloga Luana Sousa – CRP 22/05176.

Local: prédio l –  bloco 3, pavilhão  2 – sala 4.

14h | Plantão Psicológico com acessibilidade (Estagiários Universidade Ceuma).