Cursos de Física e Ciências Biológicas promovem I Mostra de Biofísica

O objetivo do evento foi proporcionar a integração por meio de apresentações, discussão de trabalho e palestras.

Aberto ao público, o evento reuniu acadêmicos da instituição e estudantes da rede pública de ensino. Foto: Ascom/UEMASUL

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) realizou a “I Mostra de Biofísica da UEMASUL”, organizada pelos cursos de Física e Ciências Biológicas. O evento reuniu acadêmicos da instituição e estudantes do ensino fundamental e médio, oferecendo exposições de trabalhos, palestras e momentos de troca de conhecimento e experiências sobre temas relacionados à Biologia e à Física.

Arabutan Maracaípe, estudante do 9º período do curso de Ciências Biológicas, destacou a relevância de participar da Mostra. “Este foi um momento importante para expormos o material que produzimos ao longo da disciplina, como modelos didáticos que, de alguma forma, facilitarão o ensino. Isso é significativo tanto para os discentes quanto para os alunos do ensino médio e fundamental que vieram conhecer nosso trabalho. É uma forma de mostrar o que estamos desenvolvendo, seja na disciplina ou no laboratório”, afirmou.

A programação incluiu palestras como “Biologia estrutural e bioquímica no desenvolvimento de nossos fármacos”, ministrada por um professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), e “Tecnologias computacionais de IA na biofísica de proteínas e sequenciamento de DNA”, apresentada por Mirian Guerra, cientista de dados da UNIMED.

Para Gisele Bosso de Freitas, professora da disciplina de Biofísica, o evento foi uma oportunidade de conectar a teoria estudada em sala de aula com a prática. “Essa atividade, associada à curricularização da extensão, foi promovida para divulgar a biofísica, uma área ainda pouco conhecida. Poder convidar escolas de ensino médio e apresentar a inter-relação entre Física e Biologia foi extremamente importante”, explicou.

A disciplina de Biofísica, ofertada nos cursos de Física e de Ciências Naturais, aplica as teorias e métodos da Física para resolver questões biológicas, buscando entender como as leis físicas se aplicam aos sistemas vivos, desde moléculas e células até organismos inteiros.

Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações do jornalista Adriano Almeida.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.