Ciências Agrárias

Experimenta genética leva conceitos da sala de aula para a prática

O evento promove interação entre as turmas de genética com atividades e jogos que estimulam o conhecimento.

A programação incluiu cinco ciclos de atividades, desenvolvidos para promover a aprendizagem de maneira dinâmica, divertida e prática.

Na última segunda-feira, 12, foi realizada a segunda edição do “Experimenta Genética,” organizado pelo curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O evento, voltado para o público acadêmico, abordou temas relacionados à genética básica, como a Primeira Lei de Mendel, a Segunda Lei, herança autossômica, genética evolutiva, entre outros conceitos fundamentais da disciplina.

A programação incluiu cinco ciclos de atividades, desenvolvidos para promover a aprendizagem de maneira dinâmica, utilizando jogos didáticos e podcasts baseados nos conteúdos do currículo da disciplina. Além disso, foram realizados bingos e aplicados questionários com premiações, estimulando a interação entre os alunos.

A professora e organizadora do evento, Patrícia Ferreira Cunha Sousa, destacou que o objetivo da programação é descomplicar assuntos relacionados à genética. “O segundo Experimenta genética representa para a comunidade acadêmica uma forma divertida de aprender conceitos aparentemente complexos. Mesmo aqueles que não estão matriculados na disciplina conseguem compreender os conteúdos, pois utilizamos uma metodologia ativa, adaptada à realidade de cada um, facilitando o entendimento do tema”, afirmou.

Além dos alunos do curso de Engenharia Florestal, o evento contou com a participação de acadêmicos de cursos afins, como Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica do campus Imperatriz, bem como Ciências Naturais e Engenharia Agronômica do campus Estreito. Esses cursos, que possuem correlação com os conceitos da disciplina de genética, aproveitaram a oportunidade para troca de conhecimento e interação entre  as diferentes formações.

Para o acadêmico Sebastião da Silva Machado, as atividades promoveram não apenas o aprendizado, mas também a integração dos participantes. “Fiquei muito feliz em participar, compartilhar e aprender com os colegas. Aqui, aprendemos sobre os conhecimentos adquiridos na matéria de genética e sua aplicação no nosso dia a dia, o que contribui para uma melhor compreensão do tema”, comentou.

Texto: estagiário Marcelo Neres, com orientações do jornalista Adriano Almeida.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.